Reportagens

Dia 05 – 06 de Setembro de 2007

Os pesquisadores chegam, oficialmente, na parte norte do Corredor da Onça. A diferença de cenário chama atenção: agora, é possível vistar animais, matas ciliares e florestas.

Laury Cullen · Fernando Lima ·
9 de setembro de 2007 · 19 anos atrás

Antes de reiniciarmos nossa viagem voltamos a Porto Rico (que não tem nada a ver com a cidade dos Menudos. Nossa, essa foi péssima…), procurando uma Lan House ou qualquer lugar em que fosse possível conectar a internet para alimentar o Blog, receber e-mails e pôr algumas pendências em dia, como suplicar a extensão do prazo final para entrega de trabalhos na universidade e coisas do gênero. Subimos logo uma rampa de cimento, perguntando de canto em canto e fomos informados sobre a “Extreme Lan House”. Entramos em um corredor longo, descendo para o subsolo da casa onde funciona uma videolocadora e internet com lâmpadas negras, o que, associado ao fato de ser no subsolo, quase parecia um pub. Fomos muito bem recebidos por Henrique, um garoto de 15 anos que nos puxou um sofá azul e nos conectou à web. Dizem que mesmo que você seja muito expert, nunca vai mexer tão bem em computador quanto o seu filho. Não é o caso, mas o fato é que por mais que tentássemos não conseguiamos conectar os notebooks, coisa que ele fez em alguns segundos depois de ser solicitado. Será que estamos ficando velhos? Visitamos nosso blog e agradecemos o Felipe Lobo, do O Eco, pela determinação em estar colocando nossa eventura mundo afora. Descarregamos nossa materia do dia, e-mails e tratamos de voltar a bordo para descer rio abaixo.

Fomos dormir na expectativa de acordar pela madrugada com uma onça esturrando ao fundo, vindo conferir quem é esse outro bicho que vem invadindo seu território… Será que ela vem?

  • Laury Cullen

    Engenheiro Florestal formado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Colunas
24 de agosto de 2026

Eleições na emergência climática: a escolha de quem não ignora riscos

O voto é uma decisão sobre capacidade de governo. É essencial incorporar uma nova pergunta ao exercício da cidadania: aqueles que pretendem ser eleitos compreendem o tempo histórico em que vivemos?

Externo
24 de agosto de 2026

Vírus letal reduz em 83% população de pererecas em reserva da Mata Atlântica

Estudo apoiado pela FAPESP relata o primeiro caso de morte em massa de anfíbios causada por ranavirose na América do Sul. Patógeno também afeta répteis e peixes

Garimpo fiscalizado em área dentro do Parque Nacional Juruena. Foto: ICMBio / Divulgação
Reportagens
24 de agosto de 2026

Garimpo dispara no Parque Nacional do Juruena e levanta alerta sobre avanço de facções

O desmatamento relacionado à mineração ilegal aumentou 660% no parque em apenas oito meses e relatos apontam possível envolvimento de facções criminosas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.