Reportagens

Parque Nacional do Rio Novo (PA)

Cristiane Prizibisczki ·
11 de julho de 2008 · 18 anos atrás

O Parque Nacional do Rio Novo, localizado nos municípios de Itaituba e Novo Progresso, sudoeste do Estado do Pará, continua em estado de alerta amarelo. O alerta foi repassado para as equipes do Escritório Regional do Ibama em Itaituba e para a Gerência Executiva do órgão em Santarém. Apesar do aviso, o foco não foi combatido. Segundo Márcio Ferla, chefe do Parque Nacional da Amazônia – unidade administrada pelo Ibama em Itaituba -, atualmente ninguém responde pelo Rio Novo dentro de sua área de abrangência. Além disso, a distância da ocorrência e a falta de servidores impedem que as administrações de outras UC´s assumam a responsabilidade. “Itaituba fica a uns 500 quilômetros deste parque e não temos servidores voltados para lá”, diz. De acordo com ele, a maioria dos focos de incêndio na região são de pequena abrangência e provocados por moradores locais. Apesar disso, mesmo no próprio Parque Nacional da Amazônia a situação foge do controle. “O parque tem quase 1 milhão de hectares e temos somente quatro servidores”, diz. (C.Prizibisczki)

  • Cristiane Prizibisczki

    Jornalista com quase 20 anos de experiência na cobertura de temas como conservação, biodiversidade, política ambiental e mudanças climáticas. Já escreveu para UOL, Editora Abril, Editora Globo e Ecosystem Marketplace e desde 2006 colabora com ((o))eco. Adora ser a voz dos bichos e das plantas.

Leia também

Colunas
14 de janeiro de 2026

As florestas que não podem ficar de fora das metas de 2026

Para evitar o colapso de ecossistemas e a morte de milhões de pessoas devemos priorizar ações para aprimorar a governança e o florestamento de regiões marinhas-costeiras

Salada Verde
14 de janeiro de 2026

Desmatamento já reduziu chuvas no sul da Amazônia, aponta estudo 

Pesquisa publicada na revista científica Nature indica que a perda de floresta enfraquece o ciclo da água e torna a região mais seca

Salada Verde
14 de janeiro de 2026

Suçuarana morre atropelada na Serra da Cantareira, em São Paulo

Incidente ocorreu na madrugada do último final de semana, em via sem monitoramento por câmera e sinalização adequada para travessia de animais; ONG convoca manifestação para domingo (18)

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.