Reportagens

Parque Nacional do Rio Novo (PA)

Cristiane Prizibisczki ·
11 de julho de 2008 · 18 anos atrás

O Parque Nacional do Rio Novo, localizado nos municípios de Itaituba e Novo Progresso, sudoeste do Estado do Pará, continua em estado de alerta amarelo. O alerta foi repassado para as equipes do Escritório Regional do Ibama em Itaituba e para a Gerência Executiva do órgão em Santarém. Apesar do aviso, o foco não foi combatido. Segundo Márcio Ferla, chefe do Parque Nacional da Amazônia – unidade administrada pelo Ibama em Itaituba -, atualmente ninguém responde pelo Rio Novo dentro de sua área de abrangência. Além disso, a distância da ocorrência e a falta de servidores impedem que as administrações de outras UC´s assumam a responsabilidade. “Itaituba fica a uns 500 quilômetros deste parque e não temos servidores voltados para lá”, diz. De acordo com ele, a maioria dos focos de incêndio na região são de pequena abrangência e provocados por moradores locais. Apesar disso, mesmo no próprio Parque Nacional da Amazônia a situação foge do controle. “O parque tem quase 1 milhão de hectares e temos somente quatro servidores”, diz. (C.Prizibisczki)

  • Cristiane Prizibisczki

    Jornalista com quase 20 anos de experiência na cobertura de temas como conservação, biodiversidade, política ambiental e mudanças climáticas. Já escreveu para UOL, Editora Abril, Editora Globo e Ecosystem Marketplace e desde 2006 colabora com ((o))eco. Adora ser a voz dos bichos e das plantas.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Externo
17 de abril de 2026

As digitais de Vorcaro, Zettel e do governo Zema na destruição da Serra do Curral em Minas

Acordos ambientais flexíveis favoreceram mineradoras envolvidas em irregularidades; PF aponta “corrupção sistêmica”

Colunas
17 de abril de 2026

Nìède, a Serra da Capivara e eu

Se o Brasil despreza e faz atrocidades com a Amazônia, a menina dos olhos internacionais, imagine com a Caatinga, um “punhado de árvores secas numa terra que Deus esqueceu”

Salada Verde
17 de abril de 2026

Entidades científicas cobram governo por atraso em plano de transição energética

Carta da SBPC e ABC afirmam que prazo dado por Luiz Inácio Lula da Silva não foi cumprido e alerta para riscos climáticos e econômicos

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.