Reportagens

Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins (TO)

Gustavo Faleiros ·
11 de julho de 2008 · 18 anos atrás

A unidade entrou novamennte em estado de alerta vermelho nesta semana Nas imagens dos satélites NOAA-15 de 05/07/08 foram detectados focos de calor no interior da UC . Um foco de incêndio foi confirmado no noroeste da ESEC. A equipe está traçando a estratégia para o combate. O chefe da Estação, Wadji Mishmish, conta com duas equipes em campo combatendo o fogo. São quatro veículos de apoio e um time de 28 brigadistas . “Todo dia praticamente há um novo foco”, conta o servidor do Ibama. E isso é pouco. A tendência é aumentar em julho. Mishmish explica que quase a totalidade dos incêndios é causada por moradores que utilizam o fogo para formar pastos. Quando a seca já estiver avançada, virão também aqueles que queimam o cerrado para colher o capim dourado. (G.Faleiros com Boletim PrevFogo)

  • Gustavo Faleiros

    Editor da Rainforest Investigations Network (RIN). Co-fundador do InfoAmazonia e entusiasta do geojornalismo. Baterista dos Eventos Extremos

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Reportagens
21 de abril de 2026

A conservação mantém de pé a economia que o mar produz

Como uma natureza conservada sustenta milhares de empregos, renda e atividades produtivas no litoral brasileiro

Reportagens
21 de abril de 2026

Besouros: por que criar um Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para seu estudo

Instituto Nacional de Coleoptera (INCol) deverá revelar novas espécies e gerar soluções para a conservação e uso de espécies de interesse econômico

Notícias
21 de abril de 2026

Estudo aponta que metas climáticas do Brasil dependem de direitos territoriais indígenas

Relatório do IPAM e do Ministério dos Povos Indígenas destaca protagonismo na proteção florestal, mas aponta barreiras no acesso direto ao financiamento climático

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.