Reportagens

Sem-terra querem naco de floresta

Sem cadastro no Incra, famílias acampadas no noroeste do Mato Grosso esperam desapropriação de fazenda com 80% de florestas. Por dois anos sobreviveram graças a cestas básicas do governo.

Redação ((o))eco ·
10 de agosto de 2008 · 18 anos atrás
Clique para ver a galeria com detalhes do acampamento
Clique para ver a galeria com detalhes do acampamento

Até a publicação desta reportagem, o Incra não respondeu o que levou o governo a declarar uma fazenda de 7.800 hectares, dos quais aproximadamente seis mil hectares ainda são cobertos por mata, como improdutiva e de interesse social para fins de reforma agrária. Essa é justamente a pendência que ainda segura a demarcação dos lotes, já que o proprietário do imóvel entrou na Justiça contra a decisão de desapropriação, tomada no dia 28 de fevereiro de 2008, dois anos depois que os primeiros acampados ocuparam a beira da estrada. No dia 7 de julho, o juiz federal Reynaldo Soares da Fonseca despachou a decisão da 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Por unanimidade, ela entendeu que “havendo discussão sobre o caráter produtivo do imóvel, é prudente que a imissão da posse pelo Incra aguarde laudo pericial a ser realizado pela Justiça Federal”. Para azar dos acampados.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
14 de maio de 2026

Leis fundiárias na Amazônia facilitam grilagem de terras públicas, aponta estudo

Pesquisa do Imazon identificou brechas em leis fundiárias que permitem regularizar ocupações recentes, inclusive em áreas com passivos ambientais na Amazônia

Feira Estadual da Reforma Agrária. Foto: Daniela Fonseca Moura
Análises
14 de maio de 2026

Alimentação vegetal une proteção à saúde humana, aos animais e ao meio ambiente

É necessário, como sociedade, reduzirmos os sistemas de produção alimentar baseados em monoculturas, pecuária e confinamento de animais

Notícias
13 de maio de 2026

Mata Atlântica tem menor desmatamento em 40 anos, mas flexibilização ambiental ameaça avanço

Bioma registra queda histórica no desmatamento, enquanto mudanças na legislação ambiental levantam alertas sobre a manutenção desse resultado

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.