Trocar um apartamento no South-West de Londres e um emprego na rede de notícia mais conhecida do mundo por uma fazenda no coração da Mata Atlântica pode parecer uma estranha mudança na carreira. Mas quando o repórter Tim Hirsch decidiu se tornar um free-lancer após vinte anos trabalhando na BBC, ele quis fazer uma ruptura total.
Com sua companheira brasileira, ele adquiriu uma propriedade no Vale do Ribeira, região sul do estado de São Paulo, e ali se tornou a base de onde escreve e transmite notícias, principalmente sobre questões ambientais. Ele continua a contribuir para a BBC, assim como para uma série de veículos, como Radio Internacional da Holanda, a Deutsche Welle, o Daily Telegraph, a revista World Watch e, claro, O Eco.
“As pessoas em São Paulo acham que sou louco de viver no meio da floresta, mas com uma internet banda larga e um telefone por satélite para transmitir, eu posso fazer grande de meu trabalho em casa da mesma forma como faria na cidade. Na verdade, é ainda melhor, já que não tenho o barulho de trânsito, a poluição e distrações. E se preciso de um efeito sonoro da Mata Atlântica para uma reportagem de rádio, eu apenas abro a janela e ligo meu gravador”, diz Tim.
Quando realmente precisa ir a São Paulo, o repórter conta que escolhe a melhor hora para viajar e acaba chegando lá em menos tempo do que muita gente leva cruzando a cidade no horário do rush.
“Todas as manhãs eu acordo me sentindo privilegiado de estar em um lugar incrivelmente belo, vendo tucanos e papagaios, além do panorama em constante mutação de bromélias, orquídeas e outras plantas”, alegra-se.
O Eco vai publicar duas vezes por mês reportagens de Tim Hirsch em inglês sobre os principais temas ambientais brasileiros.
Leia primeira reportagem de Tim Hirsch em O Eco – Deforestation: taking off again?
Você também poderá acompanhar o Blog de Tim Hirsch, onde ele conta mais sobre o seu dia –dia na Mata Atlântica, com fotos e gravações de pássaros nativos.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
A nova fronteira do crime organizado está na Amazônia
Estudo revela que atividades ilegais e facções impulsionaram quase 19 mil homicídios, reposicionando a violência no interior do Brasil →
Pressão minerária cerca terras indígenas em Mato Grosso e acende alerta
Estudo aponta avanço de processos no entorno de Terras Indígenas, riscos a povos isolados e fragilidades no licenciamento →
De saída no MMA, Marina faz balanço dos últimos 3 anos e ‘passa’ o bastão para Capobianco
Ministra destaca queda do desmatamento, reconstrução institucional e aposta na continuidade da agenda ambiental sob comando do ex-secretário executivo →
