Reportagens

Novos números sobre CO2

Novos dados sobre concentração de CO2 da atmosfera mostram a menor taxa de 2009. Mas não se iluda, nunca houve tanto gás carbônico na atmosfera como agora.

Redação ((o))eco ·
16 de novembro de 2009 · 16 anos atrás

A Agência de Administração de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos (NOAA) divulgou a medição da concentração de gás carbônico (CO2) durante o mês de outubro: 384,79 parte por milhão. É a concentração mais alta registrada para esta época do ano em toda história das medições, embora este seja o nível mais baixo de 2009.  As medições de concentrações de CO2 na atmosfera são feitas na estação de Mauna Loa, no Havaí, o mais antigo observatório de gases de efeito estufa no mundo.

As razões para a baixa concentração em outubro em comparação com outros meses do ano, se deve a uma série de fatores ligados a variações de temperatura que alteram a absorção de CO2 pela vegetação e os oceanos. Mas como mostra a pequena charge abaixo, comparando outubro deste ano com o mesmo período há 20 anos, o incremento do gás estufa é notável, de 350 ppm para 384. E como diz a mensagem saída da torradeira, se não quisermos tostar o planeta é melhor mesmo começar a cortar as emissões. Para mais informações sobre a concentração histórica de CO2, visite o site CO2 Now 

Saiba mais

Leia o Especial Copenhague d´ O Eco

Leia também

Salada Verde
5 de dezembro de 2025

Reportagem sobre compostagem é a grande vencedora do Prêmio Sebrae de Jornalismo 2025

Matéria de Elizabeth Oliveira, em ((o))eco, ganhou a categoria nacional texto. Premiação ocorreu em cerimônia realizada nesta quinta-feira (4)

Notícias
5 de dezembro de 2025

Conama incorpora justiça climática e combate ao racismo ambiental em nova diretriz

Resolução inédita reconhece desigualdades ambientais e cria diretrizes para políticas mais justas; Princípios foram aprovados durante 148ª reunião do colegiado

Salada Verde
5 de dezembro de 2025

Plataforma reúne dados da cadeia da restauração para alavancar agenda no país

A Vitrine da Restauração ajuda a conectar fornecedores de insumos e serviços, viveiros, pesquisadores e políticas públicas para acelerar iniciativas de recuperação da vegetação

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.