Reportagens

Assalto aos parques de Madagascar

Parques nacionais de Madagascar estão sendo alvo de pilhagem com fortes indícios de apoio do próprio governo. Mais de 90% das florestas da ilha estão destruídas.

Redação ((o))eco ·
1 de dezembro de 2009 · 16 anos atrás

Os parques nacionais de Madagascar viraram alvos do furto de madeiras nobres, que acontece todos os dias debaixo dos narizes das autoridades do país. As organizações Global Witness e Environmental Investigation Agency divulgaram relatório em que apontam que entre 100 e 200 árvores de madeira de lei são derrubadas diariamente. O valor estimado do negócio é superior a 800 mil dólares por dia. Mas apenas uma fração é exportada para Ásia e Europa, o equivalente a mil metros cúbicos. O resto está guardado na expectativa de que o país autorize a exportação de madeira cortada ilegalmente. É o velho hábito de cometer o crime e esperar que venha a regularização depois do fato consumado.

A retirada de madeira de florestas tropicais protegidas em Madagascar superou as vantagens econômicas da indústria do turismo, num ano em que a instabilidade política afastou os visitantes. Estima-se que 90% da biodiversidade da ilha tenha sido varrida do mapa depois de décadas de derrubadas, mineração e queimadas para abertura de pastagens. Nenhuma semelhança com o que vemos no Brasil é mera coincidência.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Externo
10 de abril de 2026

A indústria petrolífera do Canadá tenta lucrar com a guerra no Irã

Políticos e analistas canadenses estão aproveitando a guerra de Trump com o Irã para expandir a infraestrutura de combustíveis fósseis

Notícias
9 de abril de 2026

ATL: Indígenas tomam as ruas de Brasília pedido demarcação

Segunda marcha do Acampamento Terra Livre 2026 reuniu povos indígenas de todo o país nesta quinta-feira (09); Veja fotos

Colunas
9 de abril de 2026

O capitão Kirk e o papagaio engaiolado

A morte do cão Orelha causou indignação nacional. Estamos maduros para falar da morte e cativeiro de milhares de papagaios e outros bichos?

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.