Reportagens

A escolha é nossa

Animações mostram quanto a Terra vai esquentar se as emissões continuarem a crescer e se, hipoteticamente, elas caírem.

Redação ((o))eco ·
21 de dezembro de 2009 · 17 anos atrás


O Centro Hadley de Meteorologia do Reino Unido montou animações com dois cenários possíveis de aumento de temperatura no planeta. O primeiro com emissões crescendo ao longo do século, revelando uma temperatura 4.4oC mais elevada — o que trará consequências irreversíveis para a vida na Terra, segundo o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC). A outra animação cria uma situação hipotética de declínio de emissões até 2100, resultando em uma temperatura um pouco superior a 2oC, limite sugerido pelos países ricos, mas que não atende às necessidades imediatas de sobrevivência de países ilhas, por exemplo. Conforme frisou o dr. Rajendra Pachauri, chefe do IPCC, em Copenhague, para que esses 2oC sejam de fato atingidos, as emissões globais precisam começar a declinar a partir de 2015, o que, de acordo com a disposição dos países mais poluidores do planeta, não será alcançado. A comparação dos dois cenários é impressionante.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Reportagens
23 de julho de 2026

À espera de um filhote de harpia

Saga de sete dias para capturar o filhote na Mata Atlântica baiana permite instalação de transmissor que ajudará a coletar dados inéditos sobre a espécie

Análises
23 de julho de 2026

O que a invasão dos javalis nos ensina sobre o princípio da precaução

Quando os princípios ambientais recomendam cautela, avaliação prévia dos riscos e mais estudos, muitos provavelmente enxergam tais exigências como entraves burocráticos ao desenvolvimento

Reportagens
23 de julho de 2026

BR-163 acelera exportações de soja, aumenta emissões de poluentes e aquece esquemas do mercado de carbono

Da história da construção da rodovia aos impactos atuais dos caminhões na saúde respiratória, as emissões movimentam a compra e venda de créditos de carbono “opacos” entre os estados do MT e PA

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.