Reportagens

A escolha é nossa

Animações mostram quanto a Terra vai esquentar se as emissões continuarem a crescer e se, hipoteticamente, elas caírem.

Redação ((o))eco ·
21 de dezembro de 2009 · 17 anos atrás


O Centro Hadley de Meteorologia do Reino Unido montou animações com dois cenários possíveis de aumento de temperatura no planeta. O primeiro com emissões crescendo ao longo do século, revelando uma temperatura 4.4oC mais elevada — o que trará consequências irreversíveis para a vida na Terra, segundo o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC). A outra animação cria uma situação hipotética de declínio de emissões até 2100, resultando em uma temperatura um pouco superior a 2oC, limite sugerido pelos países ricos, mas que não atende às necessidades imediatas de sobrevivência de países ilhas, por exemplo. Conforme frisou o dr. Rajendra Pachauri, chefe do IPCC, em Copenhague, para que esses 2oC sejam de fato atingidos, as emissões globais precisam começar a declinar a partir de 2015, o que, de acordo com a disposição dos países mais poluidores do planeta, não será alcançado. A comparação dos dois cenários é impressionante.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
28 de outubro de 2026

Recém-descobertos e já ameaçados: cientistas descrevem três espécies de peixes

A descoberta dos peixes das nuvens, todos eles do Cerrado mineiro, alerta para o risco de extinção com avanço da soja e pecuária no bioma →

Salada Verde
28 de outubro de 2026

Instituto Coral Vivo premia 50 professores por projetos de educação oceânica

Selecionados de cinco regiões do país se reúnem no Rio de Janeiro para compartilhar experiências de educação oceânica desenvolvidas entre 2025 e 2026 →

Podcast
28 de outubro de 2026

Como mapear e rastrear o gado, a madeira e o ouro na Amazônia

Existem hoje três principais frentes de desmatamento na Amazônia: a pecuária, a exploração ilegal de madeira e o garimpo →

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.