Uma análise dos dados sobre o desmatamento obtidos pelo sistema Deter, feita pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas, demonstra que a maioria dos polígonos de desmatamento identificados no estado estão localizados em assentamentos do Incra. Dos 71 polígonos identificados no Amazonas no mês de outubro, 50 estão em Projetos de Assentamento. O campeão é o projeto de assentamento Rio Juma, no município de Apuí, com 28 áreas desmatadas identificadas. No total, lá foram desmatados 13,91 quilômetros quadrados em outubro, segundo os números divulgados pela secretaria. (Vandré Fonseca)
Saiba mais:
Menos 247km² de florestas na Amazônia
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Vegetação interrompida: levantamento mostra avanço da fragmentação de habitats no Brasil
Mata Atlântica e Cerrado são os biomas com maior número de fragmentos; do outro lado políticas apresentadas na COP17 buscam fomentar corredores ecológicos →
Avaliação da IUCN revela situação crítica de cinco ecorregiões de recifes brasileiros
Ondas de calor marinhas, branqueamento e mortalidade de corais agravam a situação dos recifes brasileiros, segundo levantamento global inédita →
É preciso enxergar o Tietê vivo por baixo da poluição
O que eu vi com meus próprios olhos foi um rio que nasce limpo, apesar de não imaculado, e vai desaguar na bacia do Paraná absolutamente lindo →
