Uma análise dos dados sobre o desmatamento obtidos pelo sistema Deter, feita pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas, demonstra que a maioria dos polígonos de desmatamento identificados no estado estão localizados em assentamentos do Incra. Dos 71 polígonos identificados no Amazonas no mês de outubro, 50 estão em Projetos de Assentamento. O campeão é o projeto de assentamento Rio Juma, no município de Apuí, com 28 áreas desmatadas identificadas. No total, lá foram desmatados 13,91 quilômetros quadrados em outubro, segundo os números divulgados pela secretaria. (Vandré Fonseca)
Saiba mais:
Menos 247km² de florestas na Amazônia
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Câmara proíbe embargo remoto de área desmatada sem vistoria prévia
Projeto restringe medidas cautelares usadas por Ibama e ICMBio e proíbe a queima de maquinários flagrados pela fiscalização ambiental →
Da nascente ao deságue no Tietê, uma jornada pelo córrego Tiquatira
O plantio de árvores nas margens do rio é apenas uma etapa no longo e complexo processo para tentar recuperar um curso d’água em plena metrópole paulistana →
O legado do CBUC e um recomeço programado para junho
Por duas décadas, o Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação foi o palco para encontros que ajudaram a ditar os rumos da conservação no Brasil. Agora, é a vez da UCBIO →

