Reportagens

Tragédia australiana

Cientistas australianos lançam relatório destacando que a temperatura no país subiu 0.7ºC nos últimos 50 anos. E até 2030 poderá se elevar em mais 1.5ºC. A culpa é do homem.

Redação ((o))eco ·
15 de março de 2010 · 16 anos atrás
Tendência de aumento de temperatura entre 1960 e 2009 (fonte: CarbonPlanet.com)
Tendência de aumento de temperatura entre 1960 e 2009 (fonte: CarbonPlanet.com)

Os maiores cientistas australianos lançaram hoje uma publicação chamada “O estado do clima”, em que, apesar da onda de ceticismo que impera desde o fim do ano passado,  concluem existirem evidências reais da mudança climática. O estudo, que abrangeu 100 anos de análises no continente menos habitado do planeta, não deixa dúvidas de que no último século o homem provocou alterações significativas no clima.

Segundo o documento, há uma certeza acima de 90% de que os aumentos nas emissões de gases foram a maior causa do aquecimento global desde meados do século XX. A temperatura média da Austrália aumentou 0.7ºC desde 1960, sendo que algumas partes do país esquentaram de 1.5ºC a 2ºC. Se esse ritmo continuar, a temperatura média do continente ficará entre 0.6ºC e 1.5ºC ainda mais elevada até 2030.

Nunca é demais lembrar que países que assinaram o Acordo de Copenhague ano passado demonstraram apenas seu “desejo” de ver a temperatura média global abaixo dos 2ºC. Mas se atrasarem ainda mais a implementar ações com esta finalidade, não haverá tempo para lugares como o continente australiano, como o estudo de hoje revelou.

Leia também

Salada Verde
8 de dezembro de 2025

“Eles sabem que estão errados”, diz Lula sobre decisão do Congresso sobre Licenciamento

Presidente disse que parlamentares vão recorrer a ele quando mercados importadores de produtos brasileiros se fecharem por problemas ambientais

Reportagens
8 de dezembro de 2025

Brasil escolhe trilhar o mapa do caminho do carvão mineral

Enquanto defende no plano internacional a transição para longe dos combustíveis, o Brasil segue aprovando medidas que dão sobrevida à indústria do carvão mineral

Análises
8 de dezembro de 2025

Oceano e clima: um diálogo indissociável

O oceano precisa permanecer na agenda do debate e decisões para o enfrentamento das mudanças climáticas. A COP30 representou um passo nesse sentido, muitos outros serão necessários

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.