Reportagens

Década da luta contra a desertificação

ONU anuncia a criação da década contra a degradação ambiental em áreas secas 

Redação ((o))eco ·
19 de agosto de 2010 · 15 anos atrás
A ONU decretou a década de 2010 a 2020 como a da luta contra a desertificação, marco que visa aumentar a atenção e a conscientização para a proteção e gestão das àreas desérticas do planeta.

O secretário geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon alega que a degradação das terras, seja por mudanças climáticas, agricultura insustentável ou uma administração ruim dos recursos hídricos é uma ameaça para humanidade, principalmente para a produção de alimentos.

O anúncio da luta contra a desertificação aconteceu em Fortaleza, durante a segunda Conferência Internacional do Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em regiões do Semi-árido (ICID 2010) como divulgação para a América do Sul. Na África, a divulgação regional se deu em Nairobi, no Kenya na UNEP – o Programa Ambiental da ONU. Outros anúncios estão marcados para Nova Iorque nos EUA em setembro para a região da América do Norte, na República da Coréia em outubro para a região asiática e em novembro para a Europa.

Leia também

Salada Verde
6 de fevereiro de 2026

Governo suspende licitação de dragagem no Tapajós após mobilizações indígenas em Santarém

Após protestos em Santarém, governo suspende pregão de dragagem e promete consulta a povos indígenas do Tapajós

Salada Verde
6 de fevereiro de 2026

Fotógrafo brasileiro vence prêmio internacional com ensaio sobre água e identidade

João Alberes, de 23 anos, conquista espaço no ambiente da fotografia documental, e projeta o agreste pernambucano como território de produção artística contemporânea

Salada Verde
6 de fevereiro de 2026

Pela 1ª vez, ICMBio flagra onça pintada caçando em unidade do Acre

Registro foi feito às margens do Rio Acre, em uma das áreas mais protegidas da Amazônia. Onça tentava predar um porco-do-mato perto da base do Instituto

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.