Reportagens

Rota da poluição

Mapa mostra como a atmosfera ficou poluída no mundo em agosto. Algumas das piores concentrações foram resultado das queimadas na Amazônia.

Redação ((o))eco ·
22 de setembro de 2010 · 14 anos atrás

A NASA, agência espacial americana, divulgou um mapa da qualidade do ar no planeta em agosto. As manchas mais fortes em vermelho mostram as mais altas concentrações de aerossois na atmosfera, medidos pelo sensor Modis, no satélite Terra. Os aerossois são partículas sólidas presentes no ar, que podem vir na fumaça das queimadas, e do transporte de areia e poeira pelos ventos. Dependendo do formato e do tamanho das partículas em suspensão, elas podem ajudar na formação de nuvens de chuva ou inibi-las.

As emissões oriundas de queimadas na região amazônica e o transporte da fumaça para o sul do continente americano foram os maiores responsáveis para os índices ruins de qualidade do ar. Segundo a NASA, a América do Sul, junto com a Rússia, apresentaram as maiores concentrações do planeta no período analisado. Veja uma foto tirada pela NASA do corredor de fumaça formado na América do Sul.

Leia também

Notícias
24 de julho de 2024

Os tubarões-martelo estão de volta ao arquipélago de Alcatrazes!

Pesquisa registra aumento do avistamento de tubarões-martelo no Refúgio de Vida Silvestre do Arquipélago de Alcatrazes, no litoral norte de São Paulo

Análises
24 de julho de 2024

Portão do Inferno, um risco para o país

Governo de MT sinaliza que aguardará fim do Festival de Inverno para iniciar desmonte de parte do paredão do Parque da Chapada dos Guimarães. ICMBio diz que obra pode inviabilizar funcionamento da UC

Salada Verde
24 de julho de 2024

A gangorra climática das árvores da Mata Atlântica

Pesquisa inédita aponta que as plantas estão subindo ou descendo montanhas em busca de temperaturas mais amenas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.