Reportagens

Brasil leva prêmio Fóssil do Dia em Durban

ONGs ambientalistas afirmam que o governo brasileiro não merece confiança quando diz que o novo Código Florestal não causará mais emissões por conta do desmatamento.

Redação ((o))eco ·
2 de dezembro de 2011 · 12 anos atrás
A entrega do prêmio ocorre todos os dias da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (foto: divulgação)
A entrega do prêmio ocorre todos os dias da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (foto: divulgação)

As ONGs ambientalistas reunidas na 17a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 17), que ocorre deste segunda feira na cidade de Durban, África do Sul, deram hoje ao Brasil o prêmio simbôlico Fóssil do Dia.

Organizada pela Climate Action Network, que reúne 700 ONGs de todo o mundo, a honraria é distribuida durante os dias em que duram as negociações climáticas.

A razão para o Brasil ter recebido o prêmio é a recente tendência de membros do governo de Dilma Rousseff em tentar convencer os diplomatas internacionais de que a mudança no Código Florestal será um ótimo negócio para o país.

                        Leia a cobertura completa da COP 17

Tudo começou na terça, com coletiva de imprensa do chefe da delegação brasileira, embaixador André Corrêa do Lago, dizendo que não havia risco das mudanças na legislação causarem mais desmatamento. Leia as declarações aqui.

Mas o que decidiu mesmo o voto em favor do Brasil na hora de levar o Fóssil do Dia, foram as entrevistas do secretário de Mudanças Climáticas, Eduardo Assad, dadas nesta quinta, nas quais afirma que o país vai superar as metas de redução de gases de efeito estufa com o novo Código Florestal.

A lógica por trás da declaração de Assad é a de que a reforma na lei vai impulsionar a recuperação florestal no país. Mas não é isso o que pensa o Observatório do Clima e nem mesmo IPEA, órgão de pesquisa ligado ao governo. Ambos fizeram levantamentos mostrando que só a anistia de recuperação das áreas de preservação permanente anulam os esforços recentes do Brasil em reduzir as emissões por desmatamento.

Aqui o link para o estudo do Observatório do Clima

Aqui o link para o comunicado do IPEA

Leia também

Salada Verde
15 de abril de 2024

MMA revoga normas de Bolsonaro que dificultavam aplicação de multas ambientais

Mudanças foram publicadas no Diário Oficial nesta segunda-feira (15). Durante gestão anterior, aplicação de multas ambientais na Amazônia caiu 93%

Reportagens
15 de abril de 2024

Área de mangue bem conservado cresce 33% na APA Guapi-Mirim, na Baía de Guanabara

Proteção assegurada por unidades de conservação favoreceu regeneração natural; Atividades do Gaslub (antigo Comperj) ameaçam APA e Esec Guanabara

Reportagens
15 de abril de 2024

Destruição do Cerrado emperra mega corredor da onça-pintada

É inadiável ampliar unidades de conservação e melhor alocar a vegetação legalmente protegida para salvar espécies nativas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.