Reportagens

“Durante estes anos fizemos uma amizade muito linda com a natureza”

O Véu da Noiva faz que um casal que mora há 20 anos na região não abandone seus sonhos e projetos.

Maricela Rivera ·
16 de outubro de 2012 · 13 anos atrás
Marcelo e Rocío apostam pelo turismo na região. Crédito: Rubén Ramírez, Finding Species
Marcelo e Rocío apostam pelo turismo na região. Crédito: Rubén Ramírez, Finding Species
Já à tarde em Banhos, decidimos ir até o Véu da Noiva para ver essa cachoeira de perto. Logo ao descer pela trilha, uma ponte de mais de 100 metros nos ajuda a cruzar o Rio Pastaza. Do outro lado uma entrada com muitas plantas y flores nos recebe, pouco tempo depois uma risonha mulher nos pergunta o motivo de nossa visita. Seu notável carisma nos fez voltar para conversar com ela. Quando chega o momento de contar suas histórias, seu esposo aparece. 

Uma alta silhueta aparece no pequeno negócio onde se ofertam diferentes bebidas, é Seu Marcelo. No começo surpreendido e tímido, este homem de barbas brancas nos conta que mora neste lugar há 20 anos com sua esposa Rocio.

Como agrônomo, ele gosta muito de flores e da natureza, por isso escolheu este lugar para viver, onde abriu uma pousada aos pés da cascata. “Nestes anos conseguimos criar uma amizade muito linda com a natureza, com as borboletas, as aves, as plantas”, diz Seu Marcelo.

Sendo uma zona com alta porcentagem de precipitações, os solos são arenosos e pedregosos, causando uma rápida erosão pela água. Nos últimos 10 anos ocorreram três enchentes. A mais forte foi há dois anos, em fevereiro de 2010; as águas do Rio Chinchín que estavam represadas transbordaram e chegou uma enorme onda de água que arrasou tudo. “Nós tivemos 15 minutos para sair correndo, fiquei só com a chave do que foi a pousada”.

Com saudades, Marcelo e Rocio nos mostram seu álbum de fotos, onde podemos voltar no tempo e ver a cascata original, e conhecer a casa que tanto esforço e sacrifício lhes custou. “Agora estamos começando de zero, mas não deixaremos este lugar por nada”. A enxurrada levou tudo o que tinham exceto sua vontade de viver perto deste lugar mágico, que certamente é o que os enche de energia e forças para continuar. Abraçados, se despedem com um sorriso e nos convidam para voltar, para ver os avanços na reconstrução de seu negócio. Com certeza, voltaremos.

Leia também

Notícias
23 de abril de 2025

Quais os problemas brasileiros citados em relatório global sobre crimes ambientais?

Não se enfrentará realmente injustiças sociais, a crise do clima e a perda de biodiversidade sem frear ilícitos em variados setores

Reportagens
23 de abril de 2025

Agir diferente para um ter futuro 

Conversa em podcast debate questões sobre os impactos do capitalismo atualmente e novos caminhos para lidar com as crises

Análises
23 de abril de 2025

Fábricas de natureza: por que a conservação da biodiversidade é essencial para planejar o uso do território?

Mais do que nunca, é necessário internalizar que a natureza é nossa principal tecnologia e a maior aliada no enfrentamento das mudanças climáticas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.