Reportagens

Antártida terá a maior reserva marinha do mundo

Na última sexta-feira (28), o Mar de Ross foi oficializado como área protegida. Com uma área de 1,55 milhão de km², o oceano é considerado o último ecossistema marinho sem contaminação do planeta

Daniele Bragança ·
31 de outubro de 2016 · 7 anos atrás
O Mar de Ross, localizado na Antártida. Foto: NASA ICE/Flickr
O Mar de Ross, localizado na Antártida. Foto: NASA ICE/Flickr

 

 

 

 

Representantes de 24 países mais a União Europeia estiveram na reunião anual da Comissão para a Conservação dos Recursos Vivos Marinhos Antárticos (CCRVMA) e criaram a maior reserva marinha do mundo no Mar de Ross, na Antártica. Com isso, pelos próximos 35 anos, 1,55 milhão de Km² serão zonas livres de pesca.

O acordo que transforma o Mar de Ross em área protegida finalmente saiu do papel após cinco tentativas de proteger o local considerado como o “último oceano sem contaminação do planeta”. As águas geladas do mar Antártico recebeu o nome de Mar de Ross em homenagem ao explorador britânico James Ross.

Segundo as regras da CCRVMA, o acordo só vale se todos os países membros votarem a favor da proposta. A Rússia foi a última a dar o braço a torcer e dizer sim para a medida conservacionista.

O acordo que transforma a área em local proibido pra pescar começa a valer a partir de dezembro de 2017 e tem validade de 35 anos. Depois disso, será necessário que os países membros da CCRVMA decida novamente, por unanimidade, a prorrogação da reserva.

Leia Também 

Frustrada tentativa de criar imensa reserva marinha na Antártica

A maior reserva marinha do mundo é americana

Finalmente governo decreta criação do Refúgio de Vida Silvestre de Alcatrazes

 

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Notícias
3 de agosto de 2016

Finalmente governo decreta criação do Refúgio de Vida Silvestre de Alcatrazes

Após quase três décadas de luta pela proteção da área usada como base de tiro da Marinha, unidade de conservação é criada no local. O Refúgio tem 67 mil hectares.

Salada Verde
30 de agosto de 2016

A maior reserva marinha do mundo é americana

Presidente Barack Obama quadriplicou tamanho de área protegida criada em 2006. Tamanho equivale a soma de todas os Parques Nacionais americanos juntos.

Reportagens
1 de novembro de 2013

Frustrada tentativa de criar imensa reserva marinha na Antártica

Negociações falham e Rússia, Ucrânia e China são acusadas de impedir planos de proteger o "último ecossistema marítimo intacto do planeta".

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1