Reportagens

Plano nacional sobre Poluentes Orgânicos Persistentes (POPs) é atualizado pelo Governo Federal

A atualização do Plano Nacional de Implementação da Convenção de Estocolmo contou com mais de 1,5 mil consultas e incluiu sete Poluentes Orgânicos Persistentes (POPs) para controle federal

Carolina Lisboa ·
6 de fevereiro de 2024

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) apresentou na terça-feira (30/01) a atualização do Plano Nacional de Implementação (NIP, na sigla em inglês) da Convenção de Estocolmo sobre Poluentes Orgânicos Persistentes (POPs). A cerimônia de divulgação aconteceu no auditório do MMA em Brasília (DF).

Todos os países signatários da Convenção de Estocolmo, tratado internacional assinado em 2001 na Suécia para reduzir a dispersão de POPs no meio ambiente, se comprometeram a submeter seus NIPs à Conferência das Partes (COP), visando determinar o controle sobre produção, importação, exportação, uso e destinação final dos POPs. 

O Brasil, participante ativo na Convenção desde 1995, ratificou o tratado em 2004 e promulgou via Decreto Executivo nº 5.472/2005, unindo-se aos outros 152 países que haviam ratificado o acordo. O primeiro plano brasileiro foi enviado em 2015 à COP e avaliava 23 substâncias.

A nova versão do Plano inclui sete POPs – Hexaclorobutadieno (HCBD); Pentaclorofenol (PCP); Naftalenos Policlorados (PCNs); Éter Decabromodifenílico (decaBDE); Parafinas Cloradas de Cadeia Curta (SCCPs); Ácido Perfluorooctanóico (PFOA); e Dicofol – identificados a partir de 2015, durante as 7ª, 8ª e 9ª COPs –, e estabelece diretrizes de controle.

POPAvaliaçãoCOP – anoUso/Fonte
Aldrin Eliminação¹ COP 1 – 2001 Agrotóxico
ClordanoEliminação¹ COP 1 – 2001 Agrotóxico
DDTRestrição²COP 1 – 2001 Agrotóxico
DieldrinEliminação¹COP 1 – 2001 Agrotóxico
Dioxinas (PCDD)Produção não intencionalCOP 1 – 2001Não intencional
EndrinEliminação¹COP 1 – 2001Agrotóxico
Furanos (PCDF) Produção não intencionalCOP 1 – 2001Não intencional
Hexaclorobenzeno – HCBEliminação¹ e produção não intencionalCOP 1 – 2001Indust.-Pestic.-Não inten.
HeptacloroEliminação¹COP 1 – 2001Agrotóxico
MirexEliminação¹COP 1 – 2001Agrotóxico
Bifenilas Policloradas – PCBsEliminação¹* e produção não intencionalCOP 1 – 2001Industrial-Não intencional
ToxafenoEliminação¹COP 1 – 2001Agrotóxico
ClordeconaEliminação¹COP 4 – 2009Agrotóxico
Hexabromobifenil – HBBEliminação¹COP 4 – 2009Industrial
Hexa e hepta-BDE (Eter bromodifenil)Eliminação¹COP 4 – 2009Industrial
Pentaclorobenzeno – PeCBEliminação¹ e produção não intencionalCOP 4 – 2009Indust.-Pestic.-Não inten.
Ácido Perfluorooctanossulfônico, seus sais e Fluoreto de Perfluorooctanosulfonil – PFOS & PFOSFRestrição²COP 4 – 2009Industrial-Agrotóxico
Tetra e penta-BDEEliminação¹COP 4 – 2009Industrial
α-HCH (Hexaclorociclohexano)Eliminação¹COP 4 – 2009Agrotóxico
β-HCHEliminação¹COP 4 – 2009Agrotóxico
γ-HCHEliminação¹COP 4 – 2009Agrotóxico
EndosulfanEliminação¹COP 5 – 2011Agrotóxico
Hexabromocicloodecano – HBCDEliminação¹COP 6 – 2013Industrial
HCBDEliminação¹ e produção não intencionalCOP 7/8 – 2015/2017Industrial-Não intencional
Naftalenos Policlorados –  PCNsEliminação¹ e produção não intencionalCOP 7 – 2015Industrial-Não intencional
Pentaclorofenol – PCPEliminação¹COP 7 – 2015Agrotóxico
Éteres difenílicos polibromados – PBDEs (DecaBDE)Eliminação¹COP 8 – 2017Industrial
Parafinas Cloradas de Cadeia Curta – SCCPsEliminação¹COP 8 – 2017Industrial
DicofolEliminação¹COP 9 – 2019Agrotóxico
Ácido perfluorooctanóico – PFOAEliminação¹COP 9 – 2019Industrial
¹Com uso e produção proibidos (*com algumas restrições específicas); ² Perspectiva de eliminação. Fonte: Plano Nacional de Implementação do Brasil para a Convenção de Estocolmo sobre Poluentes Orgânicos Persistentes (2023), adaptado.

A atualização do NIP focou na revisão dos inventários das substâncias químicas de origem industriais (HBCD, PBDE e PFOS e PFOSF), tidas como prioritárias, e no desenvolvimento de novos inventários para os compostos listados após 2015 (decaBDE, dicofol, HCBD, PCNs, PCP, PFOA, SCCPs), embora todos os demais POPs tenham sido devidamente abordados. 

“O plano que apresentamos ao país é um guia para a iniciativa pública e privada para a redução e eliminação de POPs. O novo NIP incorpora um compromisso internacional ao mesmo tempo em que representa uma ferramenta essencial para o país mobilizar recursos para eliminar os POPs”, explicou Adalberto Maluf, Secretário Nacional de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental do MMA e coordenador do trabalho, na ocasião do lançamento.

Secretário-executivo do MMA, Joao Paulo Capobianco. Foto: Divulgação.

Dez ministérios, Anvisa, Fiocruz, Fundacentro e Inmetro são parceiros do MMA na avaliação e gestão dos POPs. Foram feitas mais de 1.500 consultas a especialistas, organizações da sociedade, confederações de indústrias e comércio, secretarias ambientais de todos os Estados e à Comissão Nacional de Segurança Química (Conasq), entre outros grupos.

“O NIP não é um plano isolado para a gestão de POPs, mas está diretamente ligado à estratégia de desenvolvimento sustentável do país. Auxiliamos o Brasil na estruturação do plano e reforçamos a importância de toda a sociedade civil, empresas e governos se preocuparem com a gestão de resíduos e o combate ao uso de produtos químicos nocivos”, informou Alberto Pacheco Capella, representante do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) no Brasil, em vídeo enviado ao evento.

Os POPs representam uma ameaça global à saúde pública e aos ecossistemas. Têm meia-vida longa (possuem resistência à degradação e seus resíduos podem permanecer no solo e na água por anos) e acumulam-se em organismos vivos, causando graves danos à saúde humana, à fauna e à flora. Estima-se que ocorram cerca de 385 milhões de casos de intoxicações não fatais e não intencionais por agrotóxicos a cada ano, com aproximadamente 11 mil mortes em todo o mundo.

“É fundamental proteger nossa saúde e o meio ambiente dos efeitos prejudiciais desses poluentes. A adequada e efetiva operacionalização do NIP precisa da participação da sociedade civil, academia, empresas e governos, em todas as esferas de poder.” ressaltou João Paulo Capobianco, secretário-executivo do MMA, durante o evento.

A atualização do NIP foi realizada pelo MMA e contou com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e o financiamento do Fundo para o Meio Ambiente Mundial (GEF), além da participação de diversos órgãos governamentais e instituições parceiras.

  • Carolina Lisboa

    Jornalista, bióloga e doutora em Ecologia pela UFRN. Repórter com interesse na cobertura e divulgação científica sobre meio ambiente.

Leia também

Reportagens
11 de março de 2005

O buraco é mais embaixo

A extração de areia em Cabo Frio (RJ) ameaça rios, praias e mata preservada. Feema e Ibama não vêem problema, por isso o caso parou no Ministério Público.

Salada Verde
22 de maio de 2013

Inventário levanta emissões dos poluentes dioxina e furano

Ministério do Meio Ambiente elaborará plano de controle das duas substâncias que são cancerígenas e podem provocar problemas neurológicos.

Reportagens
5 de outubro de 2020

Nova regra deixará trabalhadores da cadeia do cimento mais expostos a poluentes perigosos

Nova resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) amplia possibilidade do uso de elementos químicos em fornos de cimenteiras, mas setor garante controle rigoroso

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.