Enquanto o gado e a soja são tratados como bandidos do desmatamento, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) sequer entrou em pauta durante a reunião emergencial do governo sobre o assunto. Mas o presidente interino do Ibama, Bazileu Margarido, lembrou à Agência Brasil que os projetos grandiosos do programa não podem ser deixados de lado na discussão. Ele ressaltou que os grandes empreendimentos também podem ser considerados fatores de pressão sobre a devastação da floresta.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Recém-descobertos e já ameaçados: cientistas descrevem três espécies de peixes
A descoberta dos peixes das nuvens, todos eles do Cerrado mineiro, alerta para o risco de extinção com avanço da soja e pecuária no bioma →
Instituto Coral Vivo premia 50 professores por projetos de educação oceânica
Selecionados de cinco regiões do país se reúnem no Rio de Janeiro para compartilhar experiências de educação oceânica desenvolvidas entre 2025 e 2026 →
A Natureza da Conversa #6 – Como mapear e rastrear o gado, a madeira e o ouro na Amazônia
Existem hoje três principais frentes de desmatamento na Amazônia: a pecuária, a exploração ilegal de madeira e o garimpo →
