O Parque Nacional da Chapada Diamantina (BA) está em chamas. Na última sexta-feira, um incêndio no município de Ibicoara, que consumiu 12 mil hectares na zona de amortecimento da unidade de conservação, atingiu o interior da unidade e já lambeu cerca de três mil hectares de vegetação nativa. Mas ele não é o único. As regiões de Mucugê e Lençóis, também dentro do parque, sofrem com queimadas de grandes proporções. Ao todo, existem 80 homens combatendo os focos de calor, entre brigadistas do Prevfogo, funcionários do Corpo de Bombeiros e voluntários. Todos já estão exaustos. “Sabe o que significa Inferno de Dante? É mais ou menos isso que está acontecendo aqui”, disse para O Eco o analista ambiental da unidade, César Gonçalves.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Recém-descobertos e já ameaçados: cientistas descrevem três espécies de peixes
A descoberta dos peixes das nuvens, todos eles do Cerrado mineiro, alerta para o risco de extinção com avanço da soja e pecuária no bioma →
Instituto Coral Vivo premia 50 professores por projetos de educação oceânica
Selecionados de cinco regiões do país se reúnem no Rio de Janeiro para compartilhar experiências de educação oceânica desenvolvidas entre 2025 e 2026 →
A Natureza da Conversa #6 – Como mapear e rastrear o gado, a madeira e o ouro na Amazônia
Existem hoje três principais frentes de desmatamento na Amazônia: a pecuária, a exploração ilegal de madeira e o garimpo →

