Salada Verde

Bioma brasileirinho

A Caatinga é exclusivamente brasileira, não é registrada em nenhum país vizinho ou fora do Continente. Apesar disso, de ser lar de 28 milhões de pesssoas e de cobrir cerca de 850 mil quilômetros quadrados do Brasil (11% do território), o bioma é o menos estudado entre seus pares. No entanto, as pesquisas já feitas apontam mais de 900 tipos de plantas, quase 150 mamíferos e mais de 500 aves. Que fartura! Pois, hoje Ministério do Meio Ambiente e a ong The Nature Conservancy lançaram um mapa com as áreas protegidas e terras indígenas que hoje cobrem apenas 7% da região e apertaram as mãos prometendo mais estudos voltado à implementação de novas unidades de conservação. Segundo o ministro Carlos Minc, uma lista de prioridades para o bioma será enviada à Presidência da República. Quem quiser conferir o mapa de áreas protegidas e terras indígenas na Caatinga, basta clicar aqui (~4,7Mb/PDF).

Salada Verde ·
29 de outubro de 2008 · 17 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Reportagens
16 de março de 2026

Entenda o que é o Plano Clima e sua importância no enfrentamento às mudanças climáticas

Organizações celebram publicação do documento, mas chamam atenção para fragilidades e lacunas que ainda precisam ser resolvidas

Análises
16 de março de 2026

Sem passar a boiada: rebanhos europeus viraram bombeiros de verdade

Enquanto políticos daqui vendiam gado como solução para incêndios, o velho continente mostrava que o bom pastoreio pode controlar o fogo

Análises
16 de março de 2026

Quando é melhor matar do que ferir: a contradição do novo decreto ambiental

O novo decreto aumentou de forma importante as multas por maus-tratos, mas manteve de pé uma contradição difícil de defender: em certos casos, matar um animal silvestre segue saindo mais barato do que ferir um cachorro

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.