Salada Verde

Greenpeace invade termoelétrica

Poznan – A reportagem de O Eco visitou, ontem, a cidade de Konin, a cerca de 100 Km de onde ocorre a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. Lá, um grupo de ativistas do Greenpeace invadiu a termelétrica Patnów e escalou uma das chaminés que aparecem na foto ao lado. De onde estavámos era possível ver por um binóculo as tendas e bandeiras instaladas pelos ambientalistas na chaminé. A ação foi bastante espetacular (como gosta o Greenpeace). Eles bloquearam a entrada principal da usina, enquanto os invasores pulavam a cerca e entravam no elevador da chaminé. Imediatamente, onze pessoas foram presas. Hoje os seis que escalaram a chaminé, deixaram a termelétrica após 50 horas de acampamento. Certamente para a prisão também. A ação faz parte da campanha contra o uso de carvão mineral para gerar energia. Na Polônia, 93% da energia é gerada com a queima do combustível.

Salada Verde ·
4 de dezembro de 2008 · 18 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
21 de setembro de 2026

Depois de 100 anos, ciência identifica nova espécie de felino na Bolívia

Animal batizado de “tilcayo” se assemelha a um gato-do-mato, mas prossegue rodeado de mistérios. É o primeiro felino descoberto desde o gato-do-pampa, em 1923

Análises
21 de setembro de 2026

Quem faz a coexistência entre pessoas e fauna silvestre acontecer?

Por que precisamos reconhecer, formar e apoiar gestores e gestoras de coexistência e entender seu papel na conservação de espécies em conflito com moradores

Análises
21 de setembro de 2026

Ariranhas em risco: como conciliar conservação e turismo de observação?

O Pantanal se consolida como destino mundial de observação de fauna, mas o crescimento do turismo ainda ocorre sem diretrizes e políticas claras

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.