Salada Verde

Satélites que enganam?

O ambientalista e colunista d'O Eco, Germano Woehl Jr, deixou um comentário na reportagem “O verde que envolve Santa Catarina”, publicada nesta terça (27). Em seu texto, utiliza um trecho escrito por Fernando Fernandez (biólogo, também colunista deste site) para argumentar que as imagens de satélite podem ser usadas como instrumentos de governos que desejam provar a eficácia de suas políticas de conservação. Muitas vezes, no entanto, elas não refletem a realidade. É o caso, por exemplo, da imagem acima. Por ela, parece que o morro onde se situa a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Santuário Rã-Bugio, de propriedade da Ong presidida por Woehl, é repleto de Mata Atlântica primária. Mas, na verdade, “há vários talhões de reflorestamentos de pinus, eucalipto e plantações de banana” no entorno, diz Woehl.

Salada Verde ·
28 de janeiro de 2009 · 18 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
21 de setembro de 2026

Depois de 100 anos, ciência identifica nova espécie de felino na Bolívia

Animal batizado de “tilcayo” se assemelha a um gato-do-mato, mas prossegue rodeado de mistérios. É o primeiro felino descoberto desde o gato-do-pampa, em 1923

Análises
21 de setembro de 2026

Quem faz a coexistência entre pessoas e fauna silvestre acontecer?

Por que precisamos reconhecer, formar e apoiar gestores e gestoras de coexistência e entender seu papel na conservação de espécies em conflito com moradores

Análises
21 de setembro de 2026

Ariranhas em risco: como conciliar conservação e turismo de observação?

O Pantanal se consolida como destino mundial de observação de fauna, mas o crescimento do turismo ainda ocorre sem diretrizes e políticas claras

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.