Salada Verde

Extinto comitê do carvão

Em decreto assinado por Lula e Carlos Minc, o governo federal pôs fim ao chamado Comitê Gestor para Recuperação Ambiental da Bacia Carbonífera do Sul de Santa Catarina. Confira aqui. O comitê havia sido criado em dezembro de 2009, por Fernando Henrique Cardoso e José Sarney Filho, para tentar recuperar os estragos causados pela extração de carvão naquele estado. Um dos motivos alegados  para a extinção foi a iniciativa do governador Luís Henrique da Silveira de não mais contribuir com recursos para as ações de recuperação. Estranhamente, isso ocorreu depois que a Fatma (órgão ambiental de lá) foi inocentada pela Justiça de qualquer responsabilidade pela poluição. Ficou tudo no colo de mineradoras e siderúrgicas.

Salada Verde ·
6 de março de 2009 · 17 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
6 de julho de 2026

((o))eco é selecionado pela 6ª vez para o Edital Conexão Oceano de Comunicação Ambiental

Há 22 anos referência em jornalismo ambiental, ((o))eco reafirma sua relevância ao ser anunciado como um dos contemplados da 6ª edição da iniciativa da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza em cooperação com a UNESCO.

Notícias
3 de julho de 2026

Tuberculose mata três macacos no Cetas-RJ; centro está em quarentena

Confirmação da doença que levou a óbito macacos-pregos no Cetas de Seropédica leva Ibama a estender suspensão no recebimento de novos animais

Salada Verde
3 de julho de 2026

PL que retarda ação de órgãos ambientais por dois anos tem urgência aprovada

Proposta de deputado do PL prevê que órgãos ambientais aguardem dois anos para aplicar medidas como embargos e apreensões em propriedades de até 560 hectares

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.