Salada Verde

Extinto comitê do carvão

Em decreto assinado por Lula e Carlos Minc, o governo federal pôs fim ao chamado Comitê Gestor para Recuperação Ambiental da Bacia Carbonífera do Sul de Santa Catarina. Confira aqui. O comitê havia sido criado em dezembro de 2009, por Fernando Henrique Cardoso e José Sarney Filho, para tentar recuperar os estragos causados pela extração de carvão naquele estado. Um dos motivos alegados  para a extinção foi a iniciativa do governador Luís Henrique da Silveira de não mais contribuir com recursos para as ações de recuperação. Estranhamente, isso ocorreu depois que a Fatma (órgão ambiental de lá) foi inocentada pela Justiça de qualquer responsabilidade pela poluição. Ficou tudo no colo de mineradoras e siderúrgicas.

Salada Verde ·
6 de março de 2009 · 17 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
12 de junho de 2026

Caçadores são presos em flagrante no Parque Nacional da Tijuca

Os dois caçadores estavam dentro do parque na noite de quarta com cães de caça e uma paca já abatida. Soma das multas é de R$ 40 mil e pena pode chegar a três anos

Análises
12 de junho de 2026

Caminhos do Pampa: uma trilha, múltiplos desafios e possibilidades

No coração do Pampa, no Rio Grande do Sul, a trilha de longo curso surge como ferramenta de conectividade e oportunidade de valorização do bioma e seus atributos ambientais e culturais

Notícias
12 de junho de 2026

Copa do Mundo das Áreas Protegidas: Grupo A

Grupo de estreia do mundial conta com México, África do Sul, Tchéquia e Coreia do Sul. Assim como no futebol, a disputa entre estes países está em aberto na Copa das Áreas Protegidas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.