Carlos Minc (Meio Ambiente) vem afirmando que uma nova licença para as obras da hidrelétrica de Jirau, no Rio Madeira (RO), sai na próxima semana. Ele promete conversas com o governador Ivo Cassol para limpar o meio-de-campo e dar seguimento a uma das maiores peças do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Como O Eco mostrou, o governo de Rondônia estaria preocupado com o alagamento da Floresta Estadual de Rendimento Sustentável do Rio Vermelho. No entanto, Cassol tem proposto a permuta dessa área com o governo federal, para que ocupantes ilegais possam permanecer dentro da Floresta Nacional do Bom Futuro.
Um comunicado distribuído ontem pela ong internacional BankTrack critica o apoio financeiro do banco espanhol Santander ao complexo gerador de energia no maior afluente do Amazonas, que inclui ainda a usina de Santo Antônio. Conforme a entidade, tal medida contraria princípios internacionais para atuação de bancos na área ambiental. “O financiamento do Santandes à barragem de Santo Antônio possibilitará drásticos impactos ambientais para a Amazônia. Há sérias irregularidades no licenciamento das usinas”, disse em nota Roland Widmer, gerente do Programa de Eco-Finanças da Amigos da Terra Amazônia.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Governo muda regras do FNMA para acelerar repasses contra incêndios florestais
Novo decreto simplifica o acesso ao Fundo Nacional do Meio Ambiente e promete acelerar recursos para prevenção e combate a incêndios florestais →
Em pacotão de medidas ambientais, Lula cria e amplia parques nacionais
Governo assinou conjunto de decretos ambientais que foram desde unidades de conservação, à regulamentação de mecanismos financeiros e política de restauração na Caatinga →
Não há mais retorno, mas como seguimos em frente?
Embora os recifes localizados dentro dessas áreas protegidas não estejam imunes ao aquecimento dos oceanos, há evidências de que a mortalidade tende a ser menor em regiões bem conservadas →
