Como prometeu, o Instituto Chico Mendes contratou de emergência serviços terceirizados e reabriu ontem o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás. No entanto, nem toda a situação está regularizada e a unidade de conservação está com ingresso gratuito. A medida chegou a ser publicada no Diário Oficial da União do dia 14. O Parque Nacional de Brasília enfrentou situação semelhante em 2008, quando acumulou prejuízos por oito meses com entrada grátis. O instituto também está obrigado a apresentar relatórios bimestrais ao Ministério do Meio Ambiente, informando sobre a implementação do parque, ainda sem plano de manejo. O documento está praticamente pronto, mas dormita nos escaninhos dos órgãos ambientais federais. Veadeiros e outros cinco parques nacionais são apontados pelo governo como prioritários para receber investimentos nos próximos anos, inclusive pela realização da Copa do Mundo de 2014.
Sem sistemas padronizados de cobrança, com baixa arrecadação e sofrendo ataques de todos os lados da sociedade, as unidades de conservação brasileiras caminham para um futuro sombrio de ainda mais abandono e sucateamento. Veadeiros, por exemplo, não consegue arrecadar nem 10% de seus custos anuais estimados em R$ 700 mil.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Brasil tem mais de 3,7 mil plantas ameaçadas de extinção
Lista atualizada pelo Ministério do Meio Ambiente alerta para aumento do grau de ameaça do pau-brasil e para possível extinção de duas plantas da Mata Atlântica →
Proteger a biodiversidade exige conectar territórios
Brasil levou a COP 17 da Biodiversidade proposta que reforça necessidade de investir em corredores de biodiversidade e redes ecológicas que não se limitem às áreas protegidas →
MMA abre inscrições para sete vagas da sociedade civil na Comissão Nacional de Biodiversidade
Organizações ambientalistas podem se inscrever até 8 de novembro para participar da eleição de representantes no colegiado durante o biênio 2027–2028 →

