Salada Verde

O boom do licenciamento

Dados colhidos no sistema de licenciamentos do Ibama mostram que, desde 2003, a emissão de licenças para obras de grande porte e elevado impacto ambiental cresceu quase 400%. A tendência é verificada desde 1998, acompanhando o crescimento econômico do país. A amostragem, todavia, é meramente quantitativa. Pelo que se tem visto em obras como das usinas de Barra Grande, Jirau e de Santo Antônio, do Arco Metropolitano no Rio de Janeiro e tantas outras outras, a qualidade dos processos ainda deixa muito a desejar. Mais de 220 autorizações já foram concedidas este ano. Não satisfeito, nos próximos dias o governo anuncia novas medidas para "desburocratizar e acelerar" o licenciamento, reduzindo o tempo médio para carimbar as autorizações, hoje de cerca de treze meses.

Salada Verde ·
22 de julho de 2009 · 17 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Externo
18 de setembro de 2026

Na Amazônia, zonas eleitorais com mais evangélicos e brancos tendem a votar em candidatos contra o clima 

Análise exclusiva da InfoAmazonia cruza dados eleitorais e demográficos e identifica associação entre composição racial e religiosa das zonas eleitorais amazônicas e a queda no alinhamento à pauta climática

Colunas
18 de setembro de 2026

Duas cartas e uma conta que não fecha

No primeiro semestre deste ano, foram publicados dois importantes estudos relativos à conservação no Brasil e realizados dois fóruns igualmente importantes

Salada Verde
18 de setembro de 2026

91% dos brasileiros consideram importante que candidatos apresentem propostas climáticas

Pesquisa Ipsos encomendada pelo Observatório do Clima ouviu 1.800 pessoas e mostra que 62% consideram o tema muito importante; Veja Levantamento

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.