Beleza roubada

Além de prejudicar populações e a biodiversidade da floresta, a usina de Belo Monte, cuja licença ambiental deve sair nesta segunda, destruirá uma das mais belas paisagens da Amazônia. Veja fotos do que será perdido.

13 de novembro de 2009 · 12 anos atrás

O governo quer emitir nesta segunda (16) a licença prévia para a megausina de Belo Monte. Projeto mais do que polêmico, é apontado como necessário para dar mais “segurança energética” ao país. A liminar que contestava as audiências públicas foi cassada. Ligada ao PAC, a obra mantém o modelo gerador de energia com enormes impactos ambientais e produção de eletricidade a milhares de quilômetros dos centros consumidores. Parte da energia ficará no Pará, para abastecer uma planta da Alcoa. Além de afetar comunidades ribeirinhas, indígenas e botar abaixo floresta Amazônica, a construção dará fim a chamada Volta Grande do rio Xingu, um dos maiores espetáculos naturais da região. As imagens acima foram feitas por Margi Moss durante sobrevôos em 2004. Clique na imagem e veja o que será perdido.