Salada Verde

Hoje, não

Depois de mais uma promessa de Edison Lobão, licença prévia da usina de Belo Monte não sai na data em que o setor energético queria.

Salada Verde ·
16 de novembro de 2009 · 17 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

A pressa de passar pelo trâmite ambiental fez mais uma vez o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, prometer que a licença prévia da usina hidrelétrica de Belo Monte (PA) iria sair nesta segunda-feira, o que não se confirmou. Técnicos da área de licenciamento do Ibama trabalham sob pressão para emitir o parecer técnico de que a usina depende para participar do leilão de energia marcado para o dia 21 de dezembro. Mas até agora as análises não foram concluídas. Alheio ao conteúdo técnico da licença de Belo Monte, Edison Lobão afirmou hoje que “qualquer que seja a licença, ela nos autorizará a fazer o leilão no próximo mês”.

As pressões sobre os técnicos da área de licenciamento se tornaram corriqueiras desde que os interesses políticos se tornaram mais importantes do que a responsabilidade técnica ambiental das obras, e já geraram situações vergonhosas para o próprio governo. Um exemplo recente veio à tona aqui pelo site O Eco, quando os técnicos da área do licenciamento do Ibama recomendaram a não emissão de licença prévia para as usinas de Santo Antônio e Jirau, mas a presidência do órgão tomou uma decisão política de concedê-la. (Andreia Fanzeres)

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Saiba mais:
Os bagres de Lula
As pererecas e os bagres de Lula

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
30 de outubro de 2026

Brasil tem mais de 3,7 mil plantas ameaçadas de extinção

Lista atualizada pelo Ministério do Meio Ambiente alerta para aumento do grau de ameaça do pau-brasil e para possível extinção de duas plantas da Mata Atlântica →

Análises
30 de outubro de 2026

Proteger a biodiversidade exige conectar territórios

Brasil levou a COP 17 da Biodiversidade proposta que reforça necessidade de investir em corredores de biodiversidade e redes ecológicas que não se limitem às áreas protegidas →

Salada Verde
30 de outubro de 2026

MMA abre inscrições para sete vagas da sociedade civil na Comissão Nacional de Biodiversidade

Organizações ambientalistas podem se inscrever até 8 de novembro para participar da eleição de representantes no colegiado durante o biênio 2027–2028 →

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.