Salada Verde

Campanha pós-climática

Distribuindo gafes, Dilma Roussef mostra que de meio ambiente nada sabe. Como será uma campanha à presidência pós-Copenhague?

Salada Verde ·
15 de dezembro de 2009 · 17 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Como será uma candidatura à presidência no pós-Copenhague? Quem bate-bola com mais habilidade sobre o assunto levará vantagem no Brasil do PAC e do desenvolvimento que patrola florestas tropicais? Com Dilma Roussef liberando gafes e absurdos como “o meio ambiente é, sem dúvida nenhuma, uma ameaça ao desenvolvimento sustentável” em plena conferência climática, que passará pela cabecinha de Lula?

Parece que seu PT fez uma escolha política errada ao não pesar a conscientização global e movimentos pró-ambiente. Até agora a maior estrela brasileira na constelação climática da conferência é a ex-ministra Marina Silva (agora no PV), que ontem participou da premiação de O Eco no Earth Journalism Awards.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Carlos Minc e companhia são coadjuvantes: discursos descolados da realidade têm cada vez menos espaço no planeta, na mídia. Por isso o momento merece reflexão profunda sobre as metas nacionais de cortes de emissões e os planos desenvolvimentistas para a Amazônia e seus efeitos colaterais em outros biomas. Para a floresta estão previstas centenas de obras de infraestrutura – barragens, gasodutos, estradas, hidrovias, mineração etc -, atividades que no Brasil do descontrole oficial ainda são geradoras de desmatamento, migrações, violência e concentração de renda.

Sem falar nas tentativas redivivas de ruralistas para ampliar as possibilidades de desmatamento no país via mudanças no Código Florestal, nas leis estaduais que rebaixam a proteção das matas, e ainda que a “proteção” da Amazônia empurra a fronteira agropecuária para o seio do Cerrado e outras regiões, elevando as emissões de gases estufa por tabela.

Já passou da hora de desfazer a cortina de fumaça entre o falatório oficialesco e a realidade em campo. A verdade está lá fora.

Saiba mais:
Dilma chega à COP15
ImPACto na vida indígena
De olhos nas matas tropicais
Pressão por cana no Pantanal

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
3 de julho de 2026

Tuberculose mata três macacos no Cetas-RJ; centro está em quarentena

Confirmação da doença que levou a óbito macacos-pregos no Cetas de Seropédica leva Ibama a estender suspensão no recebimento de novos animais

Salada Verde
3 de julho de 2026

PL que retarda ação de órgãos ambientais por dois anos tem urgência aprovada

Proposta de deputado do PL prevê que órgãos ambientais aguardem dois anos para aplicar medidas como embargos e apreensões em propriedades de até 560 hectares

Salada Verde
3 de julho de 2026

Enchentes do Rio Grande do Sul fundamentam novo conceito para identificar áreas de risco

Chamada de Zona de Arraste, nova classificação nomearia fenômeno onde a força da natureza transforma uma inundação em um fenômeno de alta capacidade destrutiva

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.