Salada Verde

Onde começa o Cerrado

Especialistas redefinem limites entre o bioma e a Amazônia no estado do Mato Grosso, depois de percorrerem 7.500 quilômetros.

Salada Verde ·
24 de dezembro de 2009 · 16 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Biomas se dividem no Mato Grosso.
Biomas se dividem no Mato Grosso.

Definiram também sete formações, de floresta, desflorestamento, rebrota, cerrado, desmatamento, regeneração, queimada e hidrologia.

A transição entre floresta e cerrado foi claramente observada no município de Cascalheira, no alto da Serra do Roncador, bem como ao norte de Paranatinga. Ambos os municípios estão marcados no mapa.

“O limite em Cascalheira se caracteriza pelo fato dos cerrados secarem na época de estiagem enquanto a vegetação de porte florestal permanece verde. O limite em Paranatinga já obedece à topografia: na parte alta do degrau o domínio é florestal enquanto que na parte baixa é predominante a savana”, explica o pesquisador do Inpe Paulo Roberto Martini.

O trabalho de campo realizado em novembro se ocupou basicamente ao nordeste do Mato Grosso, principalmente de áreas ao longo do rio Araguaia e cabeceiras do rio Xingu. A próxima etapa irá se dedicar às cabeceiras do rio Tapajós.

Esse tipo de mapeamento está sendo realizado em todos os nove estados da Amazônia Legal e será transferido aos demais países da região, por meio da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica.

Leia também

Colunas
12 de fevereiro de 2026

Nova ameaça no Pantanal: o cervo Axis ou chital chegou ao Bioma

O Brasil não possui governança suficiente para tratar de controle de invasões por espécies exóticas de mamíferos como o javali, devido à dimensão geográfica e demográfica da invasão

Colunas
11 de fevereiro de 2026

A Fotografia em tempos de IA: transformação ou extinção?

Pedir para a Inteligência Artificial criar uma imagem através de comandos pode, à princípio, ser inofensivo, mas o que acontecerá a longo prazo?

Salada Verde
11 de fevereiro de 2026

STF dá prazo de 24 meses para Congresso regulamentar mineração em terras indígenas

Decisão reconhece omissão legislativa, fixa prazo de dois anos para regulamentação e estabelece parâmetros provisórios para pesquisa e lavra mineral enquanto a lei não é aprovada

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.