Salada Verde

Novo petardo de James Lovelock

Um dos maiores intelectuais do planeta embarca este ano em viagem espacial e acaba de lançar seu mais novo livro: Gaia - Alerta final.

Salada Verde ·
13 de janeiro de 2010 · 16 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
foto: Divulgação
foto: Divulgação

Aos 90 anos, considerado um dos maiores intelectuais do planeta e pronto para inaugurar este ano as viagens espaciais a bordo da companhia Virgin Galactic, James Lovelock acaba de lançar seu mais novo livro: Gaia – Alerta final.

A mensagem principal da publicação de quase 270 páginas é que a redução da queima de combustíveis fósseis, do uso de energia e da destruição de florestas nativas não será suficiente para conter as mudanças do clima. Isso porque os problemas ambientais são ainda mais ameaçadores do que é divulgado, colocando populações inteiras em risco com o derretimento acelerado das calotas polares, escassez de água e “desastres naturais” cada vez mais comuns.

Mas, além de explicitar as ameaças, Lovelock levanta o que deveria ser feito para amenizar os problemas gerados pelo destempero do clima, como reduzir a população humana, mudar a maneira de produzir alimentos e aplicar soluções de geoengenharia para desacelerar o aquecimento do planeta. “Nosso desejo de manter as coisas como estão provavelmente nos impedirá de nos salvarmos”, alertou em nota da editora Intrínseca, que lançou a obra no Brasil.

Com formação em química, medicina e biofísica, Lovelock criou instrumentos científicos utilizados pela Nasa para a análise de atmosferas extraterrestres e de planetas, é um dos pais do “movimento verde” e foi um dos primeiros a constatar o acúmulo de CFCs e de outros gases do efeito estufa na atmosfera. Em 2004, provocou polêmica entre os ecologistas ao defender o uso da energia nuclear para conter a queima de combustíveis fósseis.

Saiba mais:
Hipótese de Gaia é falha
Salve Cappio
O Barraco do Tio Thomas
O preço da ciência – Gilberto Câmara

Leia também

Salada Verde
23 de janeiro de 2026

Capobianco presidirá a COP 15 das Espécies Migratórias

Secretário-executivo do MMA liderará a Conferência das Partes, que este ano ocorrerá em Mato Grosso do Sul; é a primeira vez que o Brasil sedia o evento

Salada Verde
23 de janeiro de 2026

UTE São Paulo: Ibama nega licença prévia para a maior termelétrica a gás fóssil do país

Órgão ambiental arquivou processo de licenciamento após verificar falhas no Estudo de Impacto Ambiental apresentado; Usina estava projetada para ser construída em Caçapava (SP)

English
23 de janeiro de 2026

Reforesting may be the most urgent policy to save the Amazon

Transforming already deforested areas into forest-based productive systems emerges as a decisive strategy in the face of traditional measures that are failing

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.