Ascension, a solitária ilha no meio do Atlântico Sul, já foi coberta por colônias de aves marinhas. No entanto, atividades humanas e a introdução de predadores como gatos (em 1815) e ratos dizimou espécies e levou outras à beira da extinção. Um projeto de erradicação dos gatos ferais da ilha, que ainda estavam matando centenas de milhares de aves todos os anos, utilizou iscas de atum envenenado e conseguiu eliminar os animais em dois anos, possibilitando a recolonização da ilha por cinco espécies de aves marinhas. Os resultados do projeto estão descritos na revista Oryx. Projeto similar deveria ser realizado em Fernando de Noronha, onde gatos, ratos e teiús continuam a predar aves endêmicas e impedem que aves marinhas ameaçadas nidifiquem na maior parte da ilha principal.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Virada Cultural Amazônia de Pé traz 5ª edição com apelo por voto pela Amazônia
Evento será nesta semana e traz o tema “A política começa no território”, para convocar eleitores a votarem de olho na proteção da maior floresta tropical do mundo →
Catástrofes climáticas afetam primeiro os mais pobres
Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, a França incentivou ocupações em áreas agrícolas hoje mais vulneráveis a catástrofes naturais →
Operação Mata Atlântica em Pé autua mais de 8 mil hectares de desmatamento ilegal
Balanço com resultados preliminares da operação, que ocorreu em agosto nos 17 estados inseridos no bioma, foi apresentado na última sexta-feira (28/08) →

