Salada Verde

Wolverine em apuros

Estudo feito no Canadá é o primeiro a documentar o declínio de populações de um mamífero terrestre associado às consequências das mudanças climáticas.

Salada Verde ·
5 de fevereiro de 2010 · 17 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
foto: Gerald and Buff Corsi / California Academy of Science
foto: Gerald and Buff Corsi / California Academy of Science

O Gulo gulo, mais famoso pelo nome em inglês wolverine, compartilhado por um mutante homônimo, é um dos predadores mais raros das grandes florestas do Hemisfério Norte, ocorrendo da Escandinávia através da Rússia, Sibéria, Alasca e Canadá. O animal real é um predador especialmente adaptado para viver em áreas que passam boa parte do ano cobertas por neve profunda, onde captura roedores que se mantêm ativos sob o lençol de neve e cervos e outros animais maiores que afundam na neve, na qual ele se movimenta com facilidade graças a suas grandes patas. Neve profunda também significa mais cervos, renas e outros animais mortos, um recurso alimentar importante para a espécie.

Estudo feito no Canadá mostra que suas populações estão declinando na mesma medida da espessura da neve acumulada a cada inverno. Em partes daquele país, a camada diminuiu significantemente entre 1968 e 2004, e esta parece uma tendência geral para o continente. O estudo realizado por pesquisadores da University of Montana and Pennsylvania State University é o primeiro a documentar o declínio de um mamífero terrestre associado a condições resultantes das mudanças climáticas.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
31 de agosto de 2026

Virada Cultural Amazônia de Pé traz 5ª edição com apelo por voto pela Amazônia

Evento será nesta semana e traz o tema “A política começa no território”, para convocar eleitores a votarem de olho na proteção da maior floresta tropical do mundo

Colunas
31 de agosto de 2026

Catástrofes climáticas afetam primeiro os mais pobres

Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, a França incentivou ocupações em áreas agrícolas hoje mais vulneráveis a catástrofes naturais

Salada Verde
31 de agosto de 2026

Operação Mata Atlântica em Pé autua mais de 8 mil hectares de desmatamento ilegal

Balanço com resultados preliminares da operação, que ocorreu em agosto nos 17 estados inseridos no bioma, foi apresentado na última sexta-feira (28/08)

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.