Salada Verde

Emenda verde

Paralamentar ruralista propõe que meio ambiente se torne direito fundamental de brasileiros e estrangeiros que vivem aqui.

Salada Verde ·
1 de março de 2010 · 16 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Tramita na Câmara um projeto de emenda à Constituição do deputado ruralista Roberto Rocha (PSDB/MA) para que um “meio ambiente ecologicamente equilibrado” integre a lista dos direitos fundamentais de brasileiros e de estrangeiros que vivem no país. Hoje, a Constituição classifica como fundamentais apenas os direitos à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade. Já seu Artigo 225, diz que o meio ambiente é um bem de uso comum do povo e essencial à qualidade de vida, cabendo ao poder público e à coletividade defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. Bela teoria. Além de atual presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, Rocha tem outros “destaques” em sua atuação na área ambiental: tentou aprovar medida para reduzir proteção de restingas no país e capitaneou sessões onde foram aprovadas medidas para entregar terras a grileiros na Amazônia e reduzir a proteção das florestas no país.

 

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
31 de julho de 2026

Justiça determina que Rio incorpore clima no processo de licenciamento ambiental

Decisão estabelece prazo de 90 dias para que prefeitura passe a exigir de empreendimentos poluidores plano de mitigação de emissões e medidas de compensação

Colunas
31 de julho de 2026

A Era do Fogo: o alerta que vem da França

Os incêndios franceses demonstram que capacidade técnica e econômica, embora indispensáveis, não garantem proteção quando os ecossistemas perdem resiliência

Análises
30 de julho de 2026

As árvores não falham. As cidades, sim

Em um clima cada vez mais extremo, o risco não está nas árvores, mas em décadas de planejamento inadequado, manejo deficiente e negligência com a arborização urbana

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.