Dieta climática

Mudanças globais de temperatura vêm provocando alterações de peso em mamíferos e aves, principalmente em altas latitudes.

9 de março de 2010 · 12 anos atrás
foto: North Carolina Zoo

Depois de passar décadas medindo e monitorando corpos de mamíferos e de pássaros, comparando-os com dados levantados em esqueletos, incluindo tamanho de crânios, ele constatou alterações de peso (para mais e para menos) ocorrendo mais rapidamente nos últimos anos. Segundo ele, essas mudanças involuntárias são uma estratégia de sobrevivência dos animais. Os mais afetados são aqueles que vivem em altas latitudes, perto dos pólos.

Em estudo recente publicado na revista Global Change Biology, Yom-Tov e Eli Geffen mostraram que o declínio nas populações da raposa do Ártico (foto) na Islândia está ligado a mudanças nas correntes oceânicas na região do Pólo Norte. Isso reduz seus estoques de alimento, forçando redução de peso. “As mudanças climáticas estão afetando o padrão de migração, o comportamento e o crescimento de pássaros, insetos e até das flores”, disse Yom-Tov ao site Israel21c.