Salada Verde

Dieta climática

Mudanças globais de temperatura vêm provocando alterações de peso em mamíferos e aves, principalmente em altas latitudes.

Salada Verde ·
9 de março de 2010 · 17 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
foto: North Carolina Zoo
foto: North Carolina Zoo

Depois de passar décadas medindo e monitorando corpos de mamíferos e de pássaros, comparando-os com dados levantados em esqueletos, incluindo tamanho de crânios, ele constatou alterações de peso (para mais e para menos) ocorrendo mais rapidamente nos últimos anos. Segundo ele, essas mudanças involuntárias são uma estratégia de sobrevivência dos animais. Os mais afetados são aqueles que vivem em altas latitudes, perto dos pólos.

Em estudo recente publicado na revista Global Change Biology, Yom-Tov e Eli Geffen mostraram que o declínio nas populações da raposa do Ártico (foto) na Islândia está ligado a mudanças nas correntes oceânicas na região do Pólo Norte. Isso reduz seus estoques de alimento, forçando redução de peso. “As mudanças climáticas estão afetando o padrão de migração, o comportamento e o crescimento de pássaros, insetos e até das flores”, disse Yom-Tov ao site Israel21c.
 

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
30 de outubro de 2026

Brasil tem mais de 3,7 mil plantas ameaçadas de extinção

Lista atualizada pelo Ministério do Meio Ambiente alerta para aumento do grau de ameaça do pau-brasil e para possível extinção de duas plantas da Mata Atlântica →

Análises
30 de outubro de 2026

Proteger a biodiversidade exige conectar territórios

Brasil levou a COP 17 da Biodiversidade proposta que reforça necessidade de investir em corredores de biodiversidade e redes ecológicas que não se limitem às áreas protegidas →

Salada Verde
30 de outubro de 2026

MMA abre inscrições para sete vagas da sociedade civil na Comissão Nacional de Biodiversidade

Organizações ambientalistas podem se inscrever até 8 de novembro para participar da eleição de representantes no colegiado durante o biênio 2027–2028 →

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.