Brasília – Em assembléia conjunta na tarde desta sexta-feira, 21, os servidores do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) e do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), do Distrito Federal, deliberaram pela volta de 100% dos funcionários das áreas de fiscalização e licenciamento dos órgãos ambientais, como prevê decisão do Supremo Tribunal de Justiça (STJ). A greve, porém, continua.
Segundo representantes da Asibama, ainda que sob protestos, a decisão foi tomada com base na precaução, uma vez que existe medida judicial que os obriga a retomar as específicas atividades. O acórdão, que ainda não foi publicado no Diário Oficial da União, não especifica a quantidade percentual de servidores que devem retornar aos cargos, por isso a opção pela volta de 100% da categoria.
Na próxima quarta-feira, dia 26, haverá reunião no Ministério do Planejamento para novas negociações sobre a reestruturação da carreira de especialista em meio ambiente. Os servidores aprovaram ainda um calendário de mobilização e a realização de nova assembléia geral unificada na quinta-feira, 27, logo após reunião com o governo, para avaliação do movimento. (Nathalia Clark)
Leia também
Justiça arbitra disputa sobre EIA/Rima de aeródromo no Porto do Açu
Inea sustenta que estudo é indispensável para autorizar exploração comercial do heliporto da Aeropart, incluindo cobrança de tarifas →
Justiça climática, por uma transição inclusiva nos modelos de produção
A justiça climática, combinada à reparação histórica, garante que os grupos mais afetados tenham sua voz ouvida e acesso a recursos →
Super-ricos esgotam em dias sua cota anual de carbono, aponta relatório da Oxfam
Relatório expõe concentração extrema das emissões entre super-ricos, influência política sobre a agenda climática e impacto desproporcional sobre populações mais vulneráveis →





