Salada Verde

Mapa mostra projetos de usinas na Amazônia

Ferramenta interativa e novo banco de dados virtual documenta construção desenfreada que ameaça a maior bacia hidrográfica do mundo

Redação ((o))eco ·
19 de agosto de 2010 · 14 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
As organizações Fundação Proteger, da Argentina, International Rivers, dos Estados Unidos e ECOA Brasil lançaram um banco de dados online sobre os impactos ambientais das mais de 140 grandes barragens na Bacia Amazônica. O novo recurso mostra projetos em vários estágios de planejamento no Brasil, Equador, Peru, Bolívia e Colômbia, projetando danos que podem ser causados à bacia e seus habitantes. 
O site (www.dams-info.org) apresenta informações técnicas e econômicas das represas já existentes, das planejadas e das ainda em construção na base de dados “Barragens da Amazônia”. Dentre os países citados, todos possuem projetos de grande escala, porém o Brasil é que possui mais de 60 barragens planejadas para a Amazônia brasileira.

Um mapa interativo foi criado com base em fontes oficiais, de empresas envolvidas nos projetos e compiladas junto com informações fornecidas pela sociedade civil e de pesquisadores da área, um desafio técnico que envolveu a participação de especialistas de sete países, incluindo Argentina, Brasil, Bolívia, Peru e Estados Unidos.

Federico González Brizzio, coordenador de comunicação da Fundação PROTEGER e responsável pela elaboração e implementação da plataforma garante o detalhamento e credibilidade dos dados evidenciados e da confiabilidade das diferentes fontes consultadas. Espera-se que o recurso online seja utilizado por governos, pesquisadores, educadores e organizações não-governamentais e pessoas interessadas.

“Para a próxima fase deste projeto, esperamos incorporar outras fontes úteis de informação, tais como mapas das áreas indígenas, das unidades de conservação ambiental e das linhas de transmissão de energia, a fim de mostrar quantos projetos de barragens irão impactar diretamente essas áreas sensíveis de proteção “, disse disse Brent Millikan, diretor do Programa da Amazônia da International Rivers. (Laura Alves)

Leia também

Salada Verde
19 de abril de 2024

Lagoa Misteriosa vira RPPN em Mato Grosso do Sul

ICMBio oficializou a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural Lagoa Misteriosa, destino turístico em Jardim, Mato Grosso do Sul

Salada Verde
19 de abril de 2024

Museu da UFMT lança cartilha sobre aves em português e em xavante

A cartilha Aves do MuHna, do Museu de História Natural do Araguaia, retrata 10 aves de importância cultural para os xavante; lançamento foi em escola de Barra do Garças (MT)

Salada Verde
19 de abril de 2024

ICMBio abre consulta pública para criação de refúgio para sauim-de-coleira

Criação da unidade de conservação próxima a Manaus é considerada fundamental para assegurar o futuro da espécie, que vive apenas numa pequena porção do Amazonas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.