Salada Verde

Mapa mostra projetos de usinas na Amazônia

Ferramenta interativa e novo banco de dados virtual documenta construção desenfreada que ameaça a maior bacia hidrográfica do mundo

Redação ((o))eco ·
19 de agosto de 2010 · 15 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
As organizações Fundação Proteger, da Argentina, International Rivers, dos Estados Unidos e ECOA Brasil lançaram um banco de dados online sobre os impactos ambientais das mais de 140 grandes barragens na Bacia Amazônica. O novo recurso mostra projetos em vários estágios de planejamento no Brasil, Equador, Peru, Bolívia e Colômbia, projetando danos que podem ser causados à bacia e seus habitantes. 
O site (www.dams-info.org) apresenta informações técnicas e econômicas das represas já existentes, das planejadas e das ainda em construção na base de dados “Barragens da Amazônia”. Dentre os países citados, todos possuem projetos de grande escala, porém o Brasil é que possui mais de 60 barragens planejadas para a Amazônia brasileira.

Um mapa interativo foi criado com base em fontes oficiais, de empresas envolvidas nos projetos e compiladas junto com informações fornecidas pela sociedade civil e de pesquisadores da área, um desafio técnico que envolveu a participação de especialistas de sete países, incluindo Argentina, Brasil, Bolívia, Peru e Estados Unidos.

Federico González Brizzio, coordenador de comunicação da Fundação PROTEGER e responsável pela elaboração e implementação da plataforma garante o detalhamento e credibilidade dos dados evidenciados e da confiabilidade das diferentes fontes consultadas. Espera-se que o recurso online seja utilizado por governos, pesquisadores, educadores e organizações não-governamentais e pessoas interessadas.

“Para a próxima fase deste projeto, esperamos incorporar outras fontes úteis de informação, tais como mapas das áreas indígenas, das unidades de conservação ambiental e das linhas de transmissão de energia, a fim de mostrar quantos projetos de barragens irão impactar diretamente essas áreas sensíveis de proteção “, disse disse Brent Millikan, diretor do Programa da Amazônia da International Rivers. (Laura Alves)

Leia também

Reportagens
21 de março de 2025

Áreas marinhas de proteção integral do Brasil estão contaminadas por microplásticos

Pesquisadores usaram ostras e mexilhões para avaliar a ocorrência desses poluentes. Resultados indicam que mesmo os locais mais restritivos à presença humana apresentam contaminação relevante

Notícias
20 de março de 2025

Estudo sobre Ferrogrão contém falhas na análise de desmatamento

Especialistas avaliam que argumentos usados para justificar ausência de desmatamento futuro no entorno da obra são genéricos e sem comprovação

Notícias
20 de março de 2025

O “carvão limpo” inexistente que Trump quer incentivar

Organizações americanas chamam declaração de Donald Trump de “delirante”. Em rede social, presidente americano pediu expansão de “carvão lindo e limpo”

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.