Salada Verde

Encontro com o unicórnio de Laos

Espécie rara é registrada pela primeira vez em Laos

Redação ((o))eco ·
16 de setembro de 2010 · 16 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente


Foi encontrada, pelo primeira vez em dez anos, uma das espécies mais raras e enigmáticas do mundo, o Saola (Pseudoryx nghetinhensis) das Montanhas de Laos e Vietnam. Capturado por camponeses da província central de Bolikhamxay, em Laos, o animal foi levado de volta à vila e mantido em cativeiro.

No final de agosto, quando a notícia de captura do Saola chegou às autoridades, o Departamento de Agricultura e Gestão Florestal mandou uma equipe imediatamente ao local, aconselhados pela IUCN e pelo Programa da Sociedade para Conservação da Vida Selvagem de Lao (WCS). Infelizmente o Saola, um macho adulto, ficou muito enfraquecido devido aos dias em cativeiro e morreu pouco depois da chegada da equipe de especialistas à remota vila. Porém, o animal foi fotografado ainda em vida, o primeiro registro confirmado da espécie depois de duas fotos tiradas com armadilhas fotográficas em 1999. Após a morte, a carcaça foi levada até Pakxan, capital da província, aonde será preservado para análises futuras. Essa possibilidade trará maiores conhecimentos acerca da espécie e pode ajudar na construção fortes esforços conservacionistas. É um passo para maior contato com a misteriosa e fantástica espécie asiática.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Os Saolas, descobertos em 1992, na reserva natural de Vu Quang no Vietnã, na fronteira com Laos são uma espécie muito tímida e extremamente rara, daí  seu apelido, unicórnio. Muitos acreditam que o mito do unicórnio mágico chinês, o “gilin”, pode ter sido criado a partir do Saola, quando, possivelmente, essa espécie viveu na China. O Saola é uma espécie considerada criticamente ameaçada na lista vermelha da IUCN e, provavelmente, não existem mais do que algumas centenas deles no mundo selvagem. Não há nenhum desses raros animais em zoológicos ou cativeiros, portanto sua extinção na natureza significaria sua extinção definitiva.

“Esse incidente ressalta a importância de Laos para a conservação da vida selvagem mundial. O Saola e muitas outras espécies endêmicas são encontradas apenas aqui. Nosso conhecimento sobre eles é limitado e, em Laos, precisamos aumentar a proteção para os ecossistemas e para as especiais espécies que eles abrigam, como o Saola. Muito ainda precisa ser feito”, diz Ms. Latsamay Sylavong, representante nacional da IUCN do Programa Lao.

 Macho capturado em Laos, ainda em vida. Os Saolas,  com seus longos chifres e marcas brancas distintas na face são muito parecidos com os antílopes africanos, embora seja mais aparentado de bovinos selvagens.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
3 de julho de 2026

PL que retarda ação de órgãos ambientais por dois anos tem urgência aprovada

Proposta de deputado do PL prevê que órgãos ambientais aguardem dois anos para aplicar medidas como embargos e apreensões em propriedades de até 560 hectares

Salada Verde
3 de julho de 2026

Enchentes do Rio Grande do Sul fundamentam novo conceito para identificar áreas de risco

Chamada de Zona de Arraste, nova classificação nomearia fenômeno onde a força da natureza transforma uma inundação em um fenômeno de alta capacidade destrutiva

Análises
3 de julho de 2026

Proteger o oceano é garantir um futuro sustentável

Responsável por cobrir cerca de 71% da superfície terrestre, o oceano regula o clima, produz mais da metade do oxigênio da Terra e abriga uma biodiversidade essencial para a vida

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.