Salada Verde

Baleias filtradoras

Estudo evolutivo conta história da adaptação das baleias de barbatana.

Redação ((o))eco ·
23 de setembro de 2010 · 16 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Novo estudo publicado na Royal Society Publishing sobre evolução das baleias de barbatana, conduzido pelo professor Mark Springer da Universidade da Califórnia, demonstra, pela primeira vez, o percurso evolutivo da formação desses grandes animais filtradores.

Segundo os pesquisadores, fósseis e genomas das baleias de barbatana ajudam na sustentação da teoria de adaptação de seus órgãos filtradores bucais em vez de dentes mineralizados, característica dos mamíferos e dos ancestrais dos cetáceos. A pesquisa indica que a filtração possibilitou às baleias ocupar, no passado, um nicho ecológico vago, o da filtração de zôoplancton e de pequenos peixes nas águas oceânicas. Dessa forma, pela desativação do equipamento genético de formação de esmalte nos dentes, os ancestrais dessas baleias formaram seus aparelhos filtradores e puderam evoluir para os maiores mamíferos do planeta.
 

Para mais informações: Royal Society Publishing

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Reportagens
23 de outubro de 2026

Integração de cadastros proposta por Flávio pode beneficiar produtores dos EUA e da Argentina

Especialistas alertam que a medida pode comprometer a rastreabilidade da produção rural, a confiança de compradores internacionais e o acesso do Brasil a mercados externos →

Análises
23 de outubro de 2026

O país que queremos construir passa pelos nossos parques

Reconhecer nossa vocação para o turismo de natureza é valorizar nosso patrimônio natural e transformá-lo em desenvolvimento sustentável →

Colunas
23 de outubro de 2026

Conservar a Amazônia exige cuidar de quem vive nela

A conservação ambiental somente se sustenta no longo prazo quando também melhora a vida das populações que habitam os territórios →

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.