Salada Verde

Ibama regulariza uso do pau-rosa

Nova norma ambiental regulamenta e controla a exploração de árvore nativa ameaçada, o pau-rosa

Redação ((o))eco ·
6 de outubro de 2010 · 14 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

No dia 5 de Outubro foi publicada a Instrução Normativa n° 9 no Diário Oficial da União, assinada por Abelardo Bayma, presidente do Ibama. A nova norma define o controle e uso do pau-rosa (Aniba rosaeodora Ducke), árvore nativa de grande parte da América Latina que sofre ameaça de extinção.
 
A instrução normativa prevê que qualquer pessoa, física ou jurídica, que detenha madeira em qualquer quantidade, seja na forma natural ou processada deve protocolar um documento, a Declaração de Estoque, informando origem, volume, endereço de armazenamento e informações do proprietário. Essa declaração deve ser entregue em qualquer unidade do Ibama para análise e aprovação antes de qualquer atividade de comercialização. Qualquer material não reportado ao órgão ambiental será considerado um crime ambiental e estará sujeito à apreensão e sanções previstas na legislação ambiental brasileira.
 
A regularização do uso do pau-rosa é uma ação de respostas às demandas da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção, e representa um primeiro passo na conservação de espécies nativas exploradas de forma compulsória e irregular. (Fonte: Ibama) 

Saiba mais
Pau rosa merece controle internacional

 Leia a Instrução Normativa n° 9



Leia também

Notícias
13 de fevereiro de 2025

Ilegalidade atinge 91% do desmatamento na Amazônia e 51% no Cerrado

Levantamento feito pelo ICV cruzou dados do INPE, Sinaflor e bases estaduais de autorização de desmate. Os 10 municípios com maior ilegalidade estão na Amazônia

Análises
13 de fevereiro de 2025

O Ibama não está contra o governo, mas contra a irresponsabilidade. E isso incomoda

O Ibama não foi criado para dizer "amém" a qualquer projeto de interesse político, e sim para proteger o meio ambiente, garantindo que decisões sejam tomadas com base em ciência e responsabilidade

Reportagens
13 de fevereiro de 2025

Pesca ilegal já virou rotina na maior área marinha protegida da Amazônia

No extremo norte do país, o Parque Nacional do Cabo Orange é um berçário de peixes frequentemente invadido pela pressão da pesca industrial

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.