Salada Verde

Mercado negro de atum prospera

Consórcio de investigação jornalística entra no mercado pesqueiro e revela fraude comercial de US$ 4 bilhões.

Redação ((o))eco ·
9 de novembro de 2010 · 15 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
. Atum é capturado por pesqueiro japonês (foto Bruno Torrentino)

O Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ), depois de 8 meses analisando o comércio de atum azul, descobriu uma série de irregularidades e crimes ambientais. Os resultados revelam um mercado negro que move aproximadamente 4 bilhões de dólares.

O estudo descobriu a existência muitos casos de violação de cota pesqueira, omissão de dados sobre técnicas de pesca, exploração de peixes de tamanho reduzido e omissão de dados pelos próprios governos envolvidos.

O ICIJ analisou a pesca do atum de barbatana azul da região leste do Atlântico, uma espécie que está classificada como ameaçada e é um produto de alto preço no mercado. Foi descoberto que autoridades francesas do setor pesqueiro encobrem atividades ilegais há anos, omitindo informações da Comissão Internacional para a Conservação do Atum Atlântico (ICCAT), o órgão responsável pela administração de regras para a pesca dessa espécie.

Ficou evidente que o ICCAT não consegue controlar e regulamentar a exploração pesqueira no Mediterrâneo, assim como restringir as ilegalidades que ocorrem há muito tempo. O ICIJ demonstra que existem grandes falhas no Esquema de Documentação da Pesca do Atum de Barbatana Azul (BCD), um relatório vazio e desprovido de dados concretos, o que dificulta ainda mais a fiscalização.

Essas informações alertam a comunidade internacional para a tomada de decisões na próxima reunião do ICCAT em Paris, o que pode acarretar na suspensão das indústrias pesqueiras ilegais. A WWF está pressionando o ICCAT para que essa reunião seja utilizada para criar um plano de recuperação da espécie de atum, regulamentando a pesca em quantidade e qualidade, reforçando a legislação e retomando a aplicação de punições legais para atividades irregulares e para o estabelecimento de santuários e centros de criação e conservação da espécie.

Leia aqui as reportagens completas (em inglês)

Veja vídeo produzido pela BBC (em inglês)

Saiba mais
Uma tragédia do tamanho do mar  
Anote aí, vai faltar atum 

Leia também

Notícias
29 de maio de 2025

Perda global de florestas atinge recorde em 2024, mostra estudo da WR

Incêndios catastróficos impulsionam o fenômeno. Total perdido atinge 6,7 milhões de hectares, quase o dobro de 2023 e uma área próxima ao território do Panamá

Reportagens
29 de maio de 2025

Ribeirinhos e MPF querem cancelar licença para remover rochas em rio da Amazônia

Ibama autorizou implosão do Pedral do Lourenço, no Pará, obra que viabiliza a hidrovia Tocantins-Araguaia, nesta segunda-feira (26)

Salada Verde
29 de maio de 2025

Podcast investiga o que restou de Porto Alegre um ano após a enchente de 2024

Com cinco episódios, a série documental traz reflexões sobre colapso, memória e reconstrução a partir da tragédia no Rio Grande do Sul

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.