Salada Verde

E se o mundo esquentar 4 graus?

Artigo científico faz panorama das consequências de um aumento de 4°C na temperatura global; Agricultura na África pode tornar-se inviável.

Redação ((o))eco ·
29 de novembro de 2010 · 15 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

A Royal Society – academia de ciências do Reino Unido – acaba de publicar o artigo “De quatro graus pra mais: implicações do possível aumento da temperatura global em quatro graus”, escrito por Mark New, Diana Liverman, Heike Schroder e Kevin Anderson.

O estudo avalia os impactos e consequências potenciais para um aquecimento de até 4°C na temperatura terrestre, possibilitando uma visão sobre os desafios globais derivados de mudanças sistemáticas no planeta. É também uma pesquisa que acompanha as previsões mundiais relativas às mudanças climáticas, antes previstas para um aquecimento de até 2 graus (já considerada extremamente limítrofe em relação aos impactos) e que agora geram preocupação pela possibilidade de serem superiores, um aumento de 3 a 4 graus ainda neste século.

Os autores indicam que os impactos na agricultura, nos recursos hídricos, ecossistemas e cidades costeiras será ainda maior com um aumento de 4°C em relação ao previsto para dois graus abaixo disso. Um exemplo é a agricultura na África sub-sahariana, que pode colapsar de acordo com as previsões.

A pesquisa reitera a necessidade de redução das emissões de gases estufas, além de desafios sociais econômicos e comportamentais ainda neste século para que tais previsões não se concretizem. Enfocam também a importância do conhecimento sobre o sistema climático e as possíveis mudanças estruturais que este sofrerá com as constantes pressões humanas no meio ambiente. (Laura Alves)

Para mais informações: The Royal Society – 4°C

Leia também

Notícias
11 de novembro de 2025

Manifestantes tentam forçar entrada na COP30 e causam tumulto

Ato aconteceu na noite desta terça-feira (11). Seguranças da ONU tentaram impedir a entrada e o grupo acabou entrando em confronto

Reportagens
11 de novembro de 2025

Nativas não são regra em plano de arborização urbana climática

A estratégia é uma das principais para adaptar as cidades brasileiras às maiores temperaturas e às inundações

Notícias
11 de novembro de 2025

Com aquecimento global, demanda por resfriamento pode triplicar até 2050, diz ONU

Mutirão Contra Calor Extremo busca alternativas de resfriamento que sejam menos poluentes. Demanda pode sobrecarregar redes elétricas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.