Salada Verde

IPCC promove reunião regional no Brasil

Encontro com pesquisadores da América do Sul e Central pretende ampliar busca por bibliografia regional sobre mudanças climáticas.

Redação ((o))eco ·
16 de abril de 2011 · 12 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
O pesquisador José Marengo coordenou a reunião do IPCC no Brasil (foto: Universidade Federal de Minas Gerais)
O pesquisador José Marengo coordenou a reunião do IPCC no Brasil (foto: Universidade Federal de Minas Gerais)

Flávia Moraes

Entre os dias 11 e 13 de abril, o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) promoveu reunião regional no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos. O encontro realizado com pesquisadores da América do Sul e Central reuniu autores do Grupo de Trabalho 2 (WGII), responsável por analisar os impactos, adaptações e vulnerabilidade às mudanças climáticas, e também pesquisadores não filiados ao IPCC.

Conforme José Marengo, do INPE e membro do IPCC que coordenou a reunião, há necessidade de buscar mais estudos de análise sobre a região, já que no relatório quatro (AR4) percebeu-se ‘vazios de conhecimento’. “Como o IPCC não produz pesquisa, mas avalia o que é publicado em revistas internacionais, é necessário que os pesquisadores da América do Sul e Central divulguem suas produções para poderem ser analisadas para o próximo relatório. Nosso interesse é voltado para trabalhos que abordem os diversos aspectos dos impactos das mudanças climáticas e adaptações, não só das dinâmicas do clima em si. Áreas como Geografia, Sociologia, entre outras, nos ajudam a entender o assunto de forma mais global”, explica.

O capítulo regional para o quinto relatório de avaliação (AR5), previsto para ser publicado em 2014, já começou a ser escrito, sendo a reunião uma “tentativa de melhorar e ampliar o trabalho”, afirma Marengo. Os representantes de cada país contribuem com trechos de suas localidades, mas o resultado é um texto de análise regional, que une os dados individuais para construir a visão do todo. Além dos dois autores coordenadores, dos quais um é o próprio climatologista do INPE, o capítulo regional deve contar com a contribuição de 15 a 20 pessoas, distrubuídas de forma igualitária pelo território, por gênero e por áreas de estudo.

Durante os três dias de encontros no Instituto, estiveram presentes representantes da Costa Rica, Argentina, Peru, Colômbia, Chile, Guatemala, Paraguai, México, Equador, Cuba, Bolívia, Nicarágua,Venezuela, Espanha, Estados Unidos e Brasil. É a primeira vez que o IPCC promove encontros regionais, reunindo cientistas que participarão da elaboração do AR5, previsto para o início de 2014. Além da América do Sul, já houve um evento no Paquistão, com pesquisadores do continente asiático, e estão previstos encontros em Belize e no continente africano.

Leia também
No Brasil será mais quente
ONU divulga autores do quinto relatório
Revisando o revisado

Leia também

Reportagens
26 de maio de 2023

Brasil não tem estratégia para enfrentar impacto climático em seu sistema elétrico

Relatório divulgado nesta sexta-feira mostra que país tem apostado em fontes inadequadas à realidade climática futura. Diversificação da matriz seria essencial

Notícias
26 de maio de 2023

Mata Atlântica é o bioma com maior número de espécies ameaçadas do país

Levantamento do IBGE mostra que bioma possui quase 3 mil espécies sob risco de desaparecer da natureza. Cerrado fica com o 2º lugar, com mais de 1 mil espécies ameaçadas

Notícias
26 de maio de 2023

Belém é confirmada como sede da Conferência do Clima em 2025, diz Lula

Anúncio foi feito em vídeo pelo presidente e pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Decisão foi tomada pela ONU no dia 18 de maio, diz governo

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Comentários 1

  1. Absalão Ebenezer diz:

    Opa, boa notícia pras empresas que organizam buffets e coffee-breaks em Belém…e só! De resto: “business as usual”, “greenwashing”, etc…