Salada Verde

Cuiabá vai às ruas contra alterações no Código Florestal

Na sexta passada, no centro da cidade, estudantes secundaristas e universitários lideraram uma manifestação contra o novo Código Florestal.  

Dafne Spolti ·
6 de julho de 2011 · 13 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Crédito: Mila Vilá
Crédito: Mila Vilá

Na sexta passada, no centro de Cuiabá, estudantes secundaristas e universitários lideraram uma manifestação contra o novo Código Florestal. A concentração foi na praça Ipiranga, às 15h, um local de grande trânsito de pessoas, carros e comércio agitado. Os manifestantes, cerca de 100 pessoas, expressavam sua indignação bradando contra o afrouxamento do Código, entregavam panfletos e exibiam nos sinais de trânsito cartazes de protesto. Um deles dizia “Novo Código? Vôte!”, mostrando que a manifestação significou o desgosto do povo de Cuiabá. A expressão vôte nessa região significa algo como “cruzes!”, ou “nossa!”. É uma gíria local.

Depois da concentração o grupo marchou pela Avenida Prainha, subindo a Getúlio Vargas e depois passando pela Barão de Melgaço e Isaac Póvoas, trajetos principais da cidade. A finalização foi também na praça Ipiranga, por volta das 18h.

O professor de história Rafael Nogueira, que ministra aulas numa instituição particular de ensino da cidade conta que, como preparação para o ato, os alunos discutiram em sala as alterações do Código Florestal, o resultado da votação na Câmara e as consequências das mudanças para a agricultura. Segundo ele, precisamos de “um modelo de agricultura saudável, sustentável, familiar, pra colocar comida no prato do povo brasileiro” e, do jeito que está, teremos “uma agropecuária que só atende ao interesse do pecuarista”.  Ele também defendeu que a função da educação é levar essas questões para o debate em sala de aula, pois é preciso que os estudantes acompanhem o desenrolar dos acontecimentos. “A história não se faz só no passado”. Para Nogueira, as audiências públicas foram antidemocráticas, organizadas pelo deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB-SP) “para que só os agricultores tivessem acesso”.

Caiubi Kuhn, de 21 anos, estudante de geologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), membro do Diretório Central dos Estudantes, diz que a manifestação tentou mostrar para a sociedade uma discussão diferente da que tem sido feita pela elite agrária do país, ou seja, mostrando que o novo Código Florestal contribui para a destruição do meio ambiente. Ele acredita que o ato foi produtivo e atraiu um bom número de participantes, apesar de ter sido realizado no fim do semestre letivo e em um momento em que ocorrem paralisações e greves nas instituições públicas de ensino.

O professor Nogueira ressaltou o papel das redes sociais no processo de mobilização para a manifestação e garantiu que outros atos virão. Participaram do processo de organização a Executiva Nacional dos Estudantes de Biologia, estudantes de Engenharia Florestal e Biologia da UFMT, escolas particulares, e o “Contraponto”, um coletivo nacional do movimento estudantil.

Saiba mais

Exemplo brasileiro

{iarelatednews articleid=”25165,25155,25022,25118 “}

Crédito fotos: Mila Vilá

 

Leia também

Salada Verde
22 de abril de 2024

Livro destaca iniciativas socioambientais na Mata Atlântica de São Paulo

A publicação traz resultados do Projeto Conexão Mata Atlântica em São Paulo, voltados para compatibilização de práticas agropecuárias com a conservação da natureza

Salada Verde
22 de abril de 2024

Barcarena (PA) é o primeiro município a trabalhar a cultura oceânica em 100% da rede pública de ensino

Programa Escola Azul incentiva instituições de ensino de todo o país a integrar a rede e implementar cultura oceânica nas escolas. Mais de 290 escolas de todo o Brasil participam do projeto

Reportagens
22 de abril de 2024

Um macaco sem floresta na capital do Amazonas

Símbolo de Manaus, o sauim-de-coleira corre risco de desaparecer da cidade amazônica, ameaçado pelo avanço da urbanização desordenada

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.