Este blog não consegue passar muito tempo sem voltar os olhos para o Brasil. Seja descobrindo as incríveis formas geométricas e as cores que, lá do alto, parecem mais gravuras ou pinturas. Seja visitando os nossos mais importantes biomas, como o Pantanal, a Caatinga e a Mata Atlântica. Ou simplesmente apreciando as maravilhas naturais de nosso país.
Desta vez escolhemos um pouco de cada. As imagens abaixo foram retiradas do Google Earth, e mostram cores, formas e paisagens deslumbrantes, além de alguns pontos curiosos de nosso território. Aproveite a viagem!
Jalapão, TO

Uma região árida localizada no leste do estado do Tocantins, o Jalapão tem área total de 34 mil km², sendo cortada por inúmeros rios, riachos e ribeirões, todos de água límpida e transparente.
Fernando de Noronha, PE

A Ilha da Rata é a maior das ilhas secundárias de Fernando de Noronha, localizada no extremo nordeste do arquipélago.
Lençóis Maranhenses, MA

Com 156 mil hectares, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses possui uma deslumbrante paisagem de dunas que chegam a 40 metros de altura e lagoas de águas verdes e azuis.
Vale da Lua, GO

Um vale cavado na Chapada dos Veadeiros pelo rio São Miguel, tem esse nome pelas pequenas crateras escavadas pelas águas, que fazem a região se parecer com a superfície da lua.
Pantanal, MS

Sempre belo, o Pantanal merece destaque em qualquer lista das paisagens mais bonitas do Brasil, seja visto do espaço ou do solo.
Pico do Cabuji, RN

Há quem diga que o Pico do Cabuji é o único vulcão extinto brasileiro a preservar sua forma. Mas há estudos que contestam esta afirmação. De qualquer forma, não deixa de ser um lugar impressionante.
Morro de São João, RJ

O morro de São João, em Casimiro de Abreu, também é por vezes apontado como um vulcão extinto, mas sua aparência é devida à erosão. Chama a atenção o contraste do verde do morro cercado pelas fazendas ao seu redor.
Leia também
A beleza do Brasil visto do espaço
Visto do espaço, o Brasil como arte
As maravilhas naturais do Brasil vistas do espaço
A Mata Atlântica vista do espaço
A beleza da Caatinga vista do espaço
As cores e as formas do Pantanal vistas do espaço
O Brasil visto pelos satélites da Nasa
Toda a beleza da Amazônia vista do espaço
Leia também
Autogestão comunitária como princípio de Justiça Ambiental
Livres consultas recíprocas estabeleceram benefícios econômicos para todos, que assumem práticas ambientalmente corretas sem sacrificar individualidade alguma →
Por que forçar as pessoas a adotar práticas ecológicas pode sair pela culatra
Um novo estudo revela um dilema para a política climática: as pessoas não gostam quando dizem a elas o que fazer →
Saúde na Amazônia precisa ser redesenhada diante da crise climática, defendem pesquisadores
SUS na Amazônia precisa se adaptar às mudanças climáticas, incorporando saberes tradicionais, indicadores locais e estratégias de cuidado ajustadas ao território, apoiam →




