Salada Verde

Kátia Abreu usa FAO para defender expansão da área agrícola

Senadora do Tocantins usa estudo da ONU para defender aumento da área plantada, mas declarações não correspondem ao conteúdo do documento.  

Daniele Bragança ·
30 de agosto de 2011 · 13 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Kátia Abreu gostou mas aparentemente não leu. Foto: Agência Senado
Kátia Abreu gostou mas aparentemente não leu. Foto: Agência Senado
Durante o debate com os ex-ministros da Agricultura  na audiência conjunta das comissões de Meio Ambiente (CMA), Agricultura (CRA) e Ciência e Tecnologia (CCT), que discutiu o Código Florestal no Senado Federal na última semana, a senadora Kátia Abreu  (DEM-TO) disse estar muito preocupada com a necessidade de crescimento da produção brasileira de alimentos. Segundo ela, o recente estudo da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) prevê a necessidade de aumentar as áreas produtivas em até 120 milhões de hectares. Também de acordo com a senadora, ao Brasil seriam exigidos 10 milhões de hectares de novas terras para a produção até 2050.

“Eu queria muito saber como é que a gente vai fazer para cumprir essa meta da ONU, estou preocupadíssima com isso”, disse a senadora. “Menos de 27% de produção sem considerar a meta da FAO é hipocrisia, não dá. Vamos fingir que essa meta não foi imposta? Nós vamos virar as costas para essa meta?”, questionou a presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA).

Entretanto, não é isso exatamente o que diz o estudo da FAO. A organização afirma que para alimentar 9 bilhões de pessoas – população prevista para 2050 – será necessário apenas 10% de aumento da área plantada, uma vez que 90% do ganho esperado será derivado de melhorias na produtividade. A senadora também não mencionou a ênfase da pesquisa em cumprir acordos ambientais, já que as mudanças climáticas são uma das grandes ameaças à segurança alimentar no planeta.  

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Salada Verde
19 de abril de 2024

Lagoa Misteriosa vira RPPN em Mato Grosso do Sul

ICMBio oficializou a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural Lagoa Misteriosa, destino turístico em Jardim, Mato Grosso do Sul

Salada Verde
19 de abril de 2024

Museu da UFMT lança cartilha sobre aves em português e em xavante

A cartilha Aves do MuHna, do Museu de História Natural do Araguaia, retrata 10 aves de importância cultural para os xavante; lançamento foi em escola de Barra do Garças (MT)

Salada Verde
19 de abril de 2024

ICMBio abre consulta pública para criação de refúgio para sauim-de-coleira

Criação da unidade de conservação próxima a Manaus é considerada fundamental para assegurar o futuro da espécie, que vive apenas numa pequena porção do Amazonas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.