Salada Verde

Izabella Teixeira bate boca com manifestantes na Rio+20

Alvo de protesto, Ministra do Meio Ambiente responde a perguntas sobre Belo Monte, Código Florestal e política ambiental no Riocentro

Daniele Bragança ·
22 de junho de 2012 · 14 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Evento realizado na Rio+20. Foto: Ascom/MMA.

Informalmente, tradutores oficiais da Rio+20 elegeram o momento mais constrangedor da conferência: o bate-boca, ontem, na Tenda 2 do Riocentro, entre a ministra Izabella Teixeira e manifestantes. A discussão caiu no Youtube.

O vídeo, de 9 minutos e 44 segundos, registra o momento em que uma manifestante começa a gritar, em inglês, contra a política ambiental do Brasil. Izabella é a todo momento interrompida, mas consegue retomar a fala e responde aos manifestantes. A qualidade das imagens não é boa, mas vale assistir para ouvir as explicações da ministra sobre o Código Florestal, Belo Monte e democracia.

Em trecho, perto da metade do vídeo, Izabella diz:

Belo Monte não foi licenciada por mim, Belo Monte foi licenciada pelo ministro Carlos Minc. Belo Monte foi uma decisão tomada pelo licenciamento do Ibama, que eu estou fazendo todos os esforços, acabei de fazer reunião com 30 lideranças indígenas, exatamente, para corrigir se estiver mal feito.

O barraco aconteceu quando a ministra Izabella participava da mesa denominada “Política brasileira de redução do desmatamento: lições aprendidas, desafios e oportunidades para a cooperação internacional”.

Estava presentes: Luciano Coutinho, presidente BNDES; Johaness Eck, representante da Casa Civil do Brasil; Deborah Wetzel, do Banco Mundial; Jane Smart, das Nações Unidas; e Tarso Azevedo, especialista em política florestal.

O site do Ministério do Meio Ambiente publicou um texto sobre o encontro, mas não registrou o incidente com os manifestantes.

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Análises
19 de dezembro de 2025

Consórcio de cacau com nativas fortalece a bioeconomia no Sul da Bahia

A alternativa sustentável e de baixo carbono torna o sistema produtivo mais resistente e o fruto comercialmente mais interessante para o mercado

Colunas
19 de dezembro de 2025

Vem aí o Próximo Congresso Mundial de Áreas Protegidas e Conservadas

Breve histórico dos congressos anteriores, temas para o próximo e importância das metas globais de biodiversidade

Notícias
19 de dezembro de 2025

A herança maldita da pesca predatória no Brasil desde a colonização

Com base em registros históricos desde 1500, pesquisa revela efeitos de longo prazo da pesca nas populações de espécies marinhas brasileiras, como baleias, peixe-boi e garoupas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.