Salada Verde

MMA libera criação de tambaqui no rio Tocantins

A pedido da Confederação Nacional da Agricultura, Ibama revogou norma que proibia a criação da espécie na Bacia Araguaia-Tocantins.

Redação ((o))eco ·
7 de dezembro de 2012 · 12 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
O peixe Tambaqui (acima) será criado nas águas da bacia Araguaia-Tocantins. Foto: wikimédia
O peixe Tambaqui (acima) será criado nas águas da bacia Araguaia-Tocantins. Foto: wikimédia

O Ibama legalizou a criação de Tambaqui (Colossoma macropomum) na Região Hidrográfica do Tocantins-Araguaia. A autorização saiu nesta terça-feira (04) no Diário Oficial da União. A liberação já era esperada. No começo do mês passado, a presidente da Confederação Nacional da Agricultura, senadora Kátia Abreu (PSD-TO), se reuniu com a ministra Izabella Teixeira e levou a demanda dos criadores à ministra, que concordou em suspender a instrução normativa do Ibama que proibia a criação do Tambaqui em Tocantins.

O Ibama não reconhecia a introdução do peixe na Região Hidrográfica do Tocantins-Araguaia porque o Tambaqui é natural da bacia Amazônica.  A própria portaria publicada hoje apresenta o Colossoma macropomum como uma espécie alóctone. Ou seja, de fora da bacia: espécie de origem e ocorrência natural em outras bacias brasileiras.

A liberação da criação é especificamente para reservatórios de águas artificiais e não exclui a obrigação do licenciamento ambiental para a atividade, fixado pela Resolução do Conama nº 413, de 26 de junho de 2009.

Em entrevista à Agência Brasil, Maria Fernanda Ferreira, secretária de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura do Ministério de Pesca e Aquicultura, explica que apenas nos reservatórios de Lajeado (TO) e Tucuruí (PA) o potencial de produção é de 467 mil toneladas de pescado em tanques-rede.

O cultivo do tambaqui na Região Hidrográfica do Tocantins-Araguaia também faz parte do Plano Safra da Pesca e Aquicultura, que destina R$ 4,1 bilhões em crédito para investir no setor, com juros reduzidos e maior prazo de carência.

A Instrução Normativa número 9 pode ser lida na íntegra aqui.

Leia também

Salada Verde
6 de maio de 2025

ONGs pedem que Lula defenda Marina Silva após ataques de ruralistas

Manifesto alerta que ofensiva contra a ministra do Meio Ambiente afeta compromissos ambientais do Brasil; Marina foi chamada de "câncer" por deputado do PP

Notícias
6 de maio de 2025

Governo Federal embarga 544 propriedades com ilícitos ambientais em Altamira

Proprietários de terra preparam reação. “Isso vai virar guerra civil”, diz morador local

Salada Verde
6 de maio de 2025

Eleita a nova diretoria da Rede Brasileira de Jornalismo Ambientais 

A Rede tem como objetivo principal apoiar profissionais e estudantes interessados na cobertura de pautas ambientais. Nova diretoria tem participação de ((o))eco

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.