
A bancada ruralista gostou do mandato de Marco Maia como presidente da Câmara dos Deputados. Afinal, foi no período de Maia, deputado pelo PT do Rio Grande do Sul, que votou-se a reforma do Código Florestal. Entretanto, agora os ruralistas apostam na substituição do PT pelo PMDB na presidência da Câmara. Esperam com isso agilizar votação de projetos importantes para o setor e, assim, apoiam o nome do atual líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves, deputado pelo Rio Grande do Norte, para conduzir o processo.
O nome de Henrique Alves já estava na mesa há dois anos, quando o PT costurou o acordo com o PMDB para a eleição de Marco Maia, em 2011.
Segundo matéria de Caio Junqueira, do jornal Valor Econômico, o objetivo da Frente Parlamentar da Agropecuária é ter no comando da Câmara alguém afinado com as reivindicações da bancada e que ponha na agenda projetos importantes, como a PEC 215, que transfere do Executivo para o Congresso a prerrogativa de criação de unidades de conservação e demarcação de terras quilombolas e terras indígenas.
Outra reivindicação dos ruralistas abraçada por Alves é a criação de comissão conjunta para tipificar o conceito de trabalho escravo. O conceito é definido pelo artigo 149 do Código Penal, que os ruralistas consideram vago. Durante a tramitação da PEC do trabalho escravo, os ruralistas pressionaram, mas não conseguiram forçar uma redefinição do conceito de trabalho escravo.
Durante almoço no início de dezembro, Henrique Alves recebeu apoio da Frente Parlamentar da Agropecuária e se comprometeu a atender às reivindicações da bancada. Além da bancada ruralista, o peemedebista recebeu apoio do DEM, PSDB, PSD, PDT, e do PSC.
A eleição para presidente da Câmara e do Senado será em fevereiro e o mandado do novo presidente é para o biênio 2013/2014.
PEC das terras indígenas aprovada ontem também atinge UCs
Deputados fiscalizam demarcação de terras indígenas
Dilma pode fazer Kátia Abreu ministra para destravar Código
Leia também
The other side of the United Arab Emirates and its efforts to conserve biodiversity
The country, which led efforts to save the Arabian oryx from extinction, is also investing in marine protected areas for dugongs, as explained by the Minister of Environment at the IUCN Congress →
Satélites e inteligência geoespacial reforçam proteção da Mata Atlântica
Operação de MPs e órgãos ambientais já aplicou R$ 116 mi em multas por desmates e outros delitos em estados do bioma →
Zona Verde da COP30 será aberta ao público e promete ampliar o diálogo climático em Belém
Espaço aberto durante a COP30, a Zona Verde será palco de debates, exposições e atividades culturais que aproximam a sociedade da agenda climática global →




