Salada Verde

Divulgação do Relatório do IPCC: semana decisiva para o clima

Reunião com representantes de 195 países divulgará o resultado do primeiro volume do 5ª relatório, cuja análise técnica já está pronta.

Redação ((o))eco ·
23 de setembro de 2013 · 8 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Começou hoje (23) a reunião em Estocolmo com representantes de governos de 195 países, e que até sexta (27) aprovará o texto final do primeiro volume do Quinto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). O último relatório foi publicado há 6 anos.

O relatório foi elaborado nos últimos 4 anos. Cerca de 830 cientistas de vários países participaram da elaboração do documento que traz uma síntese sobre a situação do clima no mundo.

Em entrevista a Bernardo Esteves, o climatologista Carlos Nobre, pesquisador do Inpe e secretário do Ministério da Ciência, afirmou que o relatório está “devastador”. “Não dá um passo para trás em relação à versão anterior e ainda vai mais longe.” Já o físico Paulo Artaxo, da USP, adiantou que houve um aumento no grau de certeza da influência humana no fenômeno, conforme declarações reproduzidas na reportagem “Clima malparado”, na piauí de setembro.

De acordo com a Folha de S. Paulo, o relatório técnico do painel já está pronto e deverá ser publicado na próxima sexta (27).

Leia Também

Para IPCC, renováveis são saída para aquecimento global
Chefe do IPCC tem esperanças de acordo
Aquecimento global: ultrapassado limiar crítico de carbono

Leia também

Análises
20 de janeiro de 2022

Além do plantio: incluindo pessoas na restauração florestal

Mais importante do que “apenas” plantar árvores, é necessário conciliar a conservação ambiental com produção sustentável através da integração de paisagens e pessoas

Notícias
19 de janeiro de 2022

Com pedido de Wassef, Justiça libera madeira apreendida em operação histórica

O advogado da família Bolsonaro conseguiu a liberação de madeira e bens da empresa MDP Transportes, uma das afetadas pela operação da PF que resultou na maior apreensão de madeira já feita

Salada Verde
18 de janeiro de 2022

Em evento, Bolsonaro comemora redução de 80% das multas do Ibama

“Nós reduzimos em mais de 80% as multagens no campo”, disse o presidente, que creditou ao ex-ministro Salles e à ministra da Agricultura, Teresa Cristina, as boas medidas para o campo

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta